Título e perfil turbinam imagem de Murray, diz jornal

Andy Murray deu um salto na carreira. Na última segunda-feira, ele bateu o sérvio Novak Djokovic na decisão do US Open e conquistou pela primeira vez um título de Grand Slam. Embalado pela vitória e pelo perfil, o brit”nico se prepara agora para um salto em outra seara: a financeira.

Atualmente, o faturamento anual de Murray fica entre sete e oito milhões de libras. A projeção de especialistas de mercado do Reino Unido é que ele pode até triplicar essa soma.

“Golfe e tênis são dois dos esportes mais ricos e globais. Portanto, não há limites para quem atinge o topo do mundo em uma dessas modalidades”, disse Nigel Currie, diretor da Brand Rapport, agência cuja lista de clientes inclui marcas como Jaguar e Vodafone, em entrevista ao jornal inglês “Guardian”.

A lista de patrocinadores de Murray é formada atualmente por Adidas, Royal Bank of Scotland, Rado e Head. A imagem do tenista é gerenciada pela Fuller’s XIX Entertainment, agência que cuida de ídolos do esporte brit”nico como David Beckham e Lewis Hamilton.

Murray, 25, tornou-se profissional em 2005. Ele ganhou o primeiro título no ano seguinte, no ATP de San Jose, e chegou à terceira posição do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) após o título do US Open.

A conquista nos Estados Unidos rompeu um hiato de 76 anos sem que um brit”nico faturasse um Grand Slam. Murray, que é escocês, já havia vencido neste ano o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Por ter vencido os Jogos Olímpicos e o US Open em sequência, Murray é atualmente o nome mais badalado do tênis mundial. E isso em uma região que carece há anos de um ídolo na modalidade.

Outro ponto favorável no perfil do brit”nico é o quanto ele se preocupa com os parceiros. Prova disso é que, segundo o jornal “Telegraph”, as primeiras palavras do brit”nico depois do título do US Open foram “cadê meu relógio?”.

Assim que venceu Djokovic, Murray correu na direção da namorada, Kim Sears, e a interpelou sobre o paradeiro do relógio. O tenista só se tranquilizou quando botou no pulso uma peça da Rado, patrocinadora pessoal, e pôde usá-la ao receber o troféu.

A premiação pela conquista do US Open rendeu US$ 1,9 milhão a Andy Murray.

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