O piloto Helio Castroneves não foi a única contratação feita pelo grupo Petrópolis para o fim de semana da Fórmula Indy em São Paulo. A companhia também associará a cerveja Itaipava e o energético TNT ao brasileiro Tony Kanaan.
Assim como aconteceu com Castroneves, o contrato do grupo Petrópolis com Kanaan põe as marcas da empresa como as principais patrocinadoras do piloto na etapa do Brasil. Valores não foram divulgados.
Outra coincidência entre os casos de Castroneves e Kanaan é que ainda não existe uma certeza sobre a manutenção do patrocínio para as etapas seguintes da Indy. Os dois pilotos têm negociações em andamento com a empresa.
Nos últimos anos, o automobilismo tem sido um dos principais focos de investimento do plano de comunicação do grupo Petrópolis para as marcas Itaipava e TNT. A companhia mantém uma equipe de patrocinados, por exemplo, e tem cota de anunciante da Copa Caixa Stock Car na Globo.
O grupo Petrópolis também comprou cota de title sponsor da Indy de 2011 em São Paulo, associada à Itaipava. Neste ano, ao contrário do que havia acontecido na temporada anterior, a corrida será precedida por uma etapa da categoria Itaipava GT.
Nenhuma dessas iniciativas, porém, teve tanto impacto até o momento quanto um patrocínio pontual que o grupo Petrópolis fechou em 2009 para a equipe Brawn de Fórmula 1. O acordo foi válido para a etapa do Brasil da categoria, na qual a escuderia e o piloto brit”nico Jenson Button foram campeões.
Naquela época, o grupo Petrópolis investiu R$ 2 milhões no patrocínio. Segundo dados da própria empresa, a ação gerou um retorno de R$ 50 milhões somente em mídia espont”nea.