Nas duas últimas semanas, foram analisados os melhores cases nacionais e internacionais do marketing esportivo. Alguns deles foram ligas e campeonatos que mudaram de status na última década. Mas eles não estão sozinhos.
Na sexta lista desta série de comemorações pelos dez anos da Máquina do Esporte, os mais notáveis torneios do mundo foram avaliados. Alguns já estão consolidados no cenário esportivo mundial, outros ainda tentam cravar o seu espaço.
1 – Bundesliga
Poucos países conseguiram aproveitar tão bem a Copa do Mundo quanto a Alemanha. O futebol do país foi transformado após a realização do Mundial de 2006, principalmente com a reforma das arenas, pensadas para manter o apelo popular do esporte e somar as vantagens comerciais das novas estruturas. Nos últimos dez anos, a Bundeliga subiu o faturamento em 125% e se tornou o evento de futebol com maior média de público do mundo, com mais de 40 mil pessoas por partida. Em 2013, Bayern de Munique e Borussia Dortmund disputaram a final da Liga dos Campeões e coroaram o bom momento vivido pela Bundesliga. No ano seguinte, a Alemanha foi campeã da Copa do Mundo realizada no Brasil.
2 – Premier League
A Liga Inglesa de futebol teve crescimento de 50% na última década e se consolidou como a mais rica liga nacional do mundo do futebol. O país também se tornou a terra dos magnatas estrangeiros, alguns de procedência duvidosa. Hoje, dos dez times de maior faturamento do mundo, cinco são ingleses. Os movimentos da dupla de Manchester ilustram bem a década inglesa; ambos são os mais faturam no país. O United teve 90% de suas ações compradas em 2005 pelo bilionário americano Malcom Glazer, falecido em 2014. Já o City se transformou ao ser adquirido em 2008 pelo grupo de investimento United Abu Dhabi. Diversos times seguiram caminho semelhante, o que fez com que a Premier League se tornasse a mais disputada liga do futebol europeu.
3 – NFL
A NFL é maior liga esportiva do mundo, com estrutura que há décadas faz parar os Estados Unidos a cada final do torneio, o Super Bowl. Ainda assim, o campeonato quase dobrou o faturamento nos últimos dez anos. Parte disso se deve à aposta de se tornar um produto cada vez mais global. Para isso, há a aposta em um Super Bowl cada vez mais espetacular. Hoje, o jogo é visto em mais de 170 países. Somente no Brasil, a audiência do evento cresceu em 800% na Espn nos últimos três anos.
4 – Liga dos Campeões
Outra liga que tem a globalização como grande aliada. As equipes se tornaram cada vez mais conhecidas fora da Europa graças ao processo de internacionalização dos grandes clubes. No Brasil, o torneio passou a ser exibido pela maior emissora do país, a Globo. A expansão também foi ajudada com o maior número de times participantes desde os anos 1990. Com 32 equipes, foi possível o fortalecimento de equipes da antiga União Soviética. Favoreceu, também, o crescimento acentuado da liga inglesa e da liga alemã.
5 – NBA
O processo de internacionalização da NBA começou há duas décadas, quando a era-Jordan encantou o mundo. Mas, nos últimos dez anos, a expansão global se tornou uma prioridade da liga de basquete americana. O fator principal foi o crescimento do mercado chinês, que possui grande afinidade com o basquete. Na final de 2005, 115 milhões de chineses chegaram a assistir a um dos jogos entre San Antonio Spurs e Detroit Pistons. Desde então, o processo de internacionalização foi potencializado, com diversos amistosos de pré-temporada pelo mundo, inclusive no Brasil. Em 2011, a liga sofreu com cinco meses de greve dos jogadores, mas, desde que voltou, tem acumulado bons números de audiência. A decisão deste ano foi o jogo mais assistido nos EUA desde a era-Jordan.
6 – UFC
O UFC já esteve presente em outro TOP 10 da Máquina do Esporte: melhores cases internacionais. E a liga de artes marciais mistas ganhou destaque justamente pelo quanto ela cresceu nos últimos anos. O UFC comprou outras disputas e apostou em mercados fora dos Estados Unidos. No Brasil, o sucesso foi tão grande que as lutas passaram a ser transmitidas em televisão aberta, e os lutadores passaram a ser figuras requisitadas no mercado publicitário. Algo impensável há poucos anos.
7 – Brasileirão
O Campeonato Brasileiro de futebol tem tantos problemas que às vezes é difícil lembrar do quanto ele melhorou nos últimos anos. O pouco costume com os pontos corridos, o histórico de tapetão, os antigos estádios, a falta de segurança, o difícil acesso ao ingresso… Uma série de fatores contribuiu para uma média de público de 7,5 mil pessoas em 2004, menos da metade apresentada pelo torneio de 2014. Hoje, o torcedor de um grande clube tem a facilidade de um sócio-torcedor, lojas oficiais, estádios de primeiríssima e um campeonato que repete o mesmo regulamento há anos. Os clubes somaram milhões aos seus faturamentos. Em 2005, a soma do faturamento das 20 maiores agremiações havia chegado a R$ 1 bilhão. Hoje, esse número passa de R$ 3 bilhões. Apesar da instabilidade na administração, o futebol brasileiro dá mostras de que ainda possui um futuro ainda mais promissor.
8 – Copa do Mundo de Clubes da Fifa
Em 2000, a Fifa realizou a primeira Copa do Mundo de Clubes. O primeiro torneio, realizado no Brasil, abria espaço para uma união de times de todo o planeta, algo ainda inexistente. O segundo campeonato deveria ter sido na Espanha, mas não foi o que aconteceu. Com a falência da agência ISL, a Fifa abortou a continuação de seu novo evento. O torneio voltou apenas em 2005, em um acordo entre a Fifa e a Toyota, que patrocinava a Copa Intercontinental, entre os campeões da América do Sul e da Europa. A partir desse momento, o torneio se estabeleceu. Japão, Emirados Árabes e Marrocos já sediaram o encontro entre clubes. E, para tirar a ideia de um duelo exclusivo entre sul-americanos e europeus, por duas oportunidades uma equipe africana chegou à decisão.
9 – MLS
Na década de 1970, o maior astro do futebol mundial na época, Pelé, embarcou para os Estados Unidos para jogar pelo Cosmos. A ideia era popularizar o futebol no país, mas sua chegada não teve tanto efeito quanto se imaginava. Mudança mesmo foi acontecer em 2007, quando outro astro, David Beckham, chegou em Los Angeles. Nos anos que seguiram, o futebol não parou de crescer. Entre 2008 e 2012, o faturamento dos times da MLS subiu quase três vezes e chegou a meio bilhão de dólares. A liga passou a acumular grandes jogadores nos últimos anos, entre Kaká, David Villa e Thierry Henry. A cada dia, a disputa está mais consolidada no mercado americano.
10 – NBB
Outro que já foi citado em um TOP 10 da Máquina do Esporte, dessa vez como case nacional. O basquete brasileiro saiu da crise para fechar uma parceria comercial com a NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos. Antes de sua primeira edição, em 2009, o Campeonato Brasileiro da modalidade foi dividido entre a Confederação Brasileira e uma liga criada pelos clubes. No fim, surgiu a Liga Nacional de Basquete que, com o apoio da Globo, reestruturou o esporte no Brasil. Os clubes se fortaleceram de tal forma que o Flamengo chegou a ser campeão mundial em 2014. A nova entidade ainda sofre para se estabelecer comercialmente, mas é, certamente, a liga com maior potencial de crescimento no país.