O meia Darío Conca pode ter deixado o futebol brasileiro, mas vai levar com ele uma marca nacional. A despeito de ter trocado o Fluminense pelo Guangzhou Evergrande, da China, o argentino seguirá sendo patrocinado pela Topper. A diferença é que ele trocará uma bandeira do Brasil por um símbolo do país asiático em sua chuteira.
Conca usa calçados do modelo “The One II”, confeccionados pela Topper especialmente para ele. Além de fotos nos calcanhares, as chuteiras têm nas laterais o nome do argentino e o número 11, alusivo à camisa que ele usa.
As bandeiras são outro detalhe do produto. Atualmente, Conca carrega o símbolo da Argentina no pé esquerdo e o do Brasil na chuteira direita. Essa marca será substituída pelo estandarte da China.
A Topper não divulga detalhes sobre valores ou tempo de duração do contrato de Conca, mas o argentino foi a principal aposta da marca para o futebol nacional em 2011. No ano passado, ele havia sido eleito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o melhor jogador do Campeonato Brasileiro.
Um dos atributos que fizeram a Topper escolher Conca foi justamente a força internacional do meia. Por ser argentino, ele possui relev”ncia em um mercado que é considerado chave para a empresa.
A Topper é propriedade do grupo Alpargatas, que começou na Argentina e só depois iniciou atividades no Brasil. Posteriormente, separou as operações dos dois países.
O processo de unificação das marcas começou quando o grupo brasileiro comprou a empresa da Argentina. Isso originou, em 2009, a unificação das marcas.
No Brasil, a Topper tem contrato com o goleiro Marcos. Com a transferência, Conca levará a marca da empresa para o mercado da China.
No entanto, ainda existem planos da empresa para Conca no Brasil. Ele seguirá sendo trabalhado em mídias sociais, por exemplo.