O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados em 2020, reduziu o orçamento previsto anteriormente em 1 bilhão de euros. Agora, os gastos deverão ficar em torno de 10 bilhões de euros, 10% a menos que o valor anterior.
Esta não é a primeira vez que o comitê, em parceria com a prefeitura de Tóquio, consegue reduzir o orçamento. Em maio deste ano, os organizadores já haviam anunciado uma diminuição de 206 milhões de euros. Dessa vez, no entanto, o valor chama muito mais atenção.
De acordo com o comitê, os cortes serão feitos principalmente nos sistemas de transporte e nas construções temporárias de instalações esportivas e outras infraestruturas. Em comunicado à imprensa, os organizadores deixaram claro que a redução é um esforço de todos para evitar recorrer a dinheiro público.
Com a decisão, o comitê dos Jogos de Tóquio também consegue cumprir um pedido feito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que havia solicitado, em outubro, uma redução de pelo menos 850 milhões de euros no orçamento.
“Acredito que podemos dizer que cumprimos o orçamento, todavia seguiremos trabalhando arduamente na redução dos custos”, disse Hidemasa Nakamura, diretor financeiro do comitê organizador dos Jogos de 2020.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão disputados de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Esta não será a primeira vez que a cidade japonesa recebe a maior competição esportiva do mundo, já que também foi sede em 1964.