Torcedor desde pequeno é novo diretor de marketing do Botafogo

Além de se reforçar com o atacante Diego Souza dentro de campo, o Botafogo decidiu contratar também fora das quatro linhas. Como resultado disso, o clube carioca possui um novo diretor de marketing. Aos 49 anos de idade, João Vieira assume a função e promete uma “revolução” em General Severiano.

Foto: Virna Santolia

O novo diretor de marketing trabalhará em sinergia com o vice-presidente comercial Ricardo Rotenberg, assim como com outros integrantes da diretoria botafoguense. Os principais objetivos a curto prazo são fortalecer a marca e a imagem do clube, ocupar uma quantidade maior de espaços qualificados na mídia, ampliar patrocínios, promover uma expansão comercial e ainda alavancar novas receitas e o programa de sócios-torcedores.

João Vieira chega já com um certo histórico no clube. No ano em que nasceu, o executivo ganhou o título de sócio-proprietário de seu pai, João Batista Vieira, que chegou a ser presidente do Conselho Fiscal do clube. O novo diretor de marketing fez parte do Conselho Deliberativo ou esteve nas arquibancadas como torcedor nos momentos mais importantes da história botafoguense, como nos títulos carioca de 1989, sul-americano de 1993 e brasileiro de 1995.

Com mais de 20 anos de experiência e atuação profissional na área de comunicação e marketing, João Vieira tem uma agência em São Paulo e divide-se entre as cidades durante a semana. Entre os clientes atendidos estão grandes corporações internacionais, como Boeing, General Electric, Warner, Gillette, Sands, Hughes, Danone, Datastream, StarMedia e BroadVision.

O executivo também trabalhou como ator na TV Globo e foi repórter na TV Manchete e na Folha de S.Paulo. Além disso, exerceu a função de assessor parlamentar e de imprensa na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Mais tarde, mudou-se para São Paulo e trabalhou como executivo sênior de relações públicas em uma agência filiada à americana Porter Novelli, do Grupo Omnicom.

João Vieira é formado em comunicação social / jornalismo pela PUC-Rio, pós-graduado em gestão empresarial pela Essec Business School de Paris, na França e ainda possui especialização em propaganda e marketing pelo Mills College, de Oakland, nos Estados Unidos. Para fechar o currículo, fez cursos de relações públicas na USP e gerência de comunicação corporativa e planejamento estratégico em comunicação empresarial na ESPM.

Sair da versão mobile