A fata de reação das empresas após a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo deixou os torcedores decepcionados. Pelo menos esse é o resultado de um levantamento feito pelo Ibope Inteligência durante o Mundial e revelado terça-feira.
O instituto analisou 80 ações feitas pelas marcas durante o evento, entre elas as reações das empresas após os 7 a 1 da Alemanha. As empresas que retiraram comerciais do ar e não substituíram foram criticadas por boa parte dos entrevistados.
Apenas 24% concordaram com a ação, enquanto 41% disseram que deveria ter sido feito um novo anúncio que considerasse o teor da derrota, 16% acharam que o apoio deveria ter sido mantido e 5% acharam as empresas covardes. Outros 13% acharam que gostaram da saída da propaganda por não aguentarem vê-las.
O resultado foi o contrário para as empresas que apostaram numa nova comunicação. Para 43%, elas foram fieis ao propósito do patrocínio; outros 28% disseram que as marcas ganharam mais simpatia deles com a ação. Apenas 13% não concordaram e outros 15% acharam a atitude oportunista.
O Ibope não especifica as marcas que foram mencionadas no estudo.