Na Copa do Mundo, um dos itens mais disputados nas arquibancadas – e, consequentemente, fora delas – eram os copos personalizados de cada partida por Brahma, Budweiser e Coca-Cola. Tanto que ainda hoje são encontrados em comércios eletrônicos como o Mercado Livre copos à venda por preços que variam de R$ 20 a R$ 90, conforme a imaginação do vendedor. Foi neste contexto que a Unidos por El Real Madrid, torcida oficial do clube espanhol, decidiu criar uma ação social.
Por meio de amigos e voluntários, os membros do grupo juntaram cerca de 200 copos durante junho e julho e os trocaram por alimentos para instituições de caridade. Foram cinco a seis quilos de alimentos recebidos por cada copo em São Paulo, numa ação feita no fim de julho.
“Quando vimos que quem não teve a oportunidade de assistir a um jogo da Copa no estádio gostaria de ter este souvenir, nos organizamos e trabalhamos muito para consegui-los. Criamos um termo oficial e fomos conseguindo ajuda nos estádios. Junto à colaboração daqueles que doaram, vamos conseguir auxiliar muitas pessoas”, disse Derlys Acosta, um dos idealizadores da ação, em nota distribuída à imprensa.
Os alimentos foram doados a três entidades: creche São Jerônimo, em Santo André; Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Riacho Grande; e Congregação dos Humildes Servos da Rainha do Amor, em São Paulo. Todas elas cuidam de crianças carentes.