Tour de France usa tecnologia e cresce 140% nas redes sociais

O Tour de France está prestes a terminar sua 105a edição e tem muito o que comemorar em 2018. Nos últimos três anos, a competição fechou um projeto de tecnologia com a Dimension Data e viu aumentar em 140% seu número de fãs nas redes sociais. Uma vitória para a principal prova do ciclismo mundial, que passou por problemas de credibilidade nos últimos tempos por conta de casos de doping, em especial do principal nome histórico da disputa, o americano Lance Armstrong.

Foto: Reprodução / Twitter (@LeTour)

O projeto da Dimension Data funciona da seguinte maneira: a empresa coloca pequenos dispositivos embaixo do selim de cada bicicleta que são, na verdade, rastreadores que coletam dados como posição geográfica e velocidade. Tudo é transmitido para um caminhão, o Big Data Truck, equipado especificamente para analisar esses dados. No veículo, os dados são combinados com informações históricas e condições climáticas.

A partir disso, a empresa é capaz de entregar informações precisas sobre a prova, como a posição exata de cada ciclista, distância entre eles, velocidade média, formação de grupos, desempenho em condições diversas e até fazer previsões para a competição.

Tudo é compartilhado em tempo real em um site de monitoramento criado para a prova, o Race Center, e também nos feeds das redes sociais. Dessa forma, as informações chegam de maneira rápida e prática para os fãs e também para comentaristas e analistas dos veículos de comunicação que cobrem o Tour de France.

Com a ajuda do projeto, a prova conquistou 6,5 milhões de fãs nas redes sociais em três anos, 73% deles entre os mais jovens, de 18 a 35 anos, que são mais conectados no mundo digital. No Twitter, já são mais de 3 milhões de seguidores, e no Facebook o número chega a quase 2,7 milhões de fãs.

Para se ter uma ideia, o Race Center teve um crescimento de 160% no tráfego, atingindo 9,1 milhões de visitantes. Os vídeos do Tour de France foram praticamente multiplicados por doze e passaram de 6,1 milhões de visualizações para 71 milhões, enquanto o aplicativo oficial da prova soma 1,4 milhão de downloads.

Na televisão, a principal competição do ciclismo mundial tem, em média, cerca de 12 milhões de telespectadores por etapa. No Brasil, a transmissão é da ESPN.

Fundada em 1983, a Dimension Data tem sede em Joanesburgo, na África do Sul, e emprega cerca de 28 mil pessoas em 46 países. A empresa de tecnologia é, atualmente, líder global em design, otimização e gerenciamento de ambientes tecnológicos.

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