Tricampeão, Barcelona usa Mundial de Clubes para ganhar Japão

O Barcelona sagrou-se na manhã de domingo campeão mundial de clubes da Fifa pela terceira vez (os outros títulos foram em 2009 e 2011). A contundente vitória sobre o River Plate, por 3 a 0, foi capitalizada pelo clube para a fidelização do cliente do Japão, país que abrigou a competição.

“Japão vai à loucura com o Barcelona”, afirmava a manchete da notícia no site oficial do clube.

O título dá bem a medida de como o clube explorou a chance de se deslocar, no meio da temporada, para o país asiático. Além da página oficial em japonês, o clube levou várias outras ações para o país asiático, inclusive com a realização de uma recepção para torcedores em Tóquio.

Até mesmo jogadores que não atuaram no torneio, como o turco Arda Turam e o chileno Alexi Vidal, foram ao Japão só para ações de relacionamento com fãs.

Uma exposição feita pelo artista japonês Yoichi Takahashi, que transformou os cinco principais jogadores do time em personagens de mangá (Piqué, Neymar, Messi, Iniesta e Suárez), foi usada para a aproximação do torcedor.

O desenho está disponível para download no site do clube, e foi vendido ao fã no hotel que o time se hospedou em Tóquio. O local, aliás, virou uma espécie de ponto obrigatório de deslocamento do torcedor japonês, ávido por uma foto de recordação com os jogadores.

A ida para o Japão na pré-temporada, que foi comum nos anos de Ronaldinho Gaúcho, foi substituída nos últimos anos pela disputa de jogos nos EUA, novo eldorado dos clubes europeus.

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