Mesmo antes de começar, a Copa do Mundo de Futebol Feminino já tem sido assunto de milhares de postagens no Twitter nas últimas semanas. Tal sucesso gerou a ideia de a rede social fazer uma ação diferente para celebrar o torneio, que tem início nesta sexta-feira (7), e ainda movimentar o assunto na plataforma.
O Twitter anunciou o lançamento da ação #TweetDePlaca, que elegerá os melhores tuítes feitos sobre o torneio globalmente. Ao longo dos jogos, a rede social contará com uma equipe que identificará e selecionará os tuítes dos brasileiros sobre a torneio com melhor engajamento e boas práticas de conteúdo.
Após a final, marcada para o dia 7 de julho, um júri composto por tuiteiras de sucesso analisará os tuítes finalistas e elegerá o #TweetDePlaca (#GoldenTweet) em quatro categorias: tuíte de torcedor, jogador, jornalista e marca.
Além disso, o melhor tuíte global (#GoldenTweet) também será selecionado. Neste caso, o vencedor não será analisado por um júri, mas determinado de acordo com o número de engajamentos do tuíte.
Foto: Reprodução / Twitter (@FIFAWWC)
“O futebol é uma verdadeira paixão e um dos temas mais comentados na plataforma no Brasil e no mundo. O #TweetDePlaca será uma maneira divertida de participar das conversas em torno do assunto, além de contemplar os autores dos melhores tuítes sobre o torneio”, disse Joema Martins, gerente de parcerias do Twitter Brasil.
A rede social ainda aproveitou um comunicado à imprensa para explicar como acompanhar a competição na plataforma. Segundo o Twitter, cada partida terá uma página especial na plataforma com os principais comentários e os tuítes mais recentes, além de vídeos ao vivo da cobertura de veículos e lances da disputa.
Os fãs de futebol também encontrarão os destaques, notícias e análises das emissoras oficiais. As páginas podem ser encontradas na aba Explorar (ícone com símbolo de lupa) ou a partir de uma pesquisa na página inicial.
Outra novidade é que o Twitter criou emojis especiais dedicados à Copa do Mundo Feminina. As imagens poderão ser compartilhadas em tuítes ao utilizar hashtags como #FIFAWWC, #BRA e #GuerreirasdoBrasil.