Via Twitter, empresa levanta perfil de torcedores em arenas da Copa

A E.life, empresa especializada em inteligência de gestão de comunicação online, fez um levantamento com 60 mil mensagens no Twitter para saber quem são os torcedores que frequentaram as partidas da Copa do Mundo. Três estádios fizeram parte do levantamento: Arena de São Paulo, Arena Castelao, em Fortaleza, e Estádio Nacional, em Brasília.

A pesquisa, no entanto, ficou limitada a um universo de 378 usuários, já que o critério de escolha foi o check-in dado dentro das arenas durante as partidas da seleção brasileira. O número de mensagens é alto porque o tuítes analisados eram do dia 1 de janeiro até o dia 25 de junho.

Em 203 contas, foi possível analisar a nacionalidade. A maioria era brasileira, com 64,5%. Desses, São Paulo dominou 22,9%, seguido de Ceará com 17,6% e Distrito Federal com 13,7%. O primeiro estado que aparece que não estava estava entre os estádios do levantamento foi o Rio de Janeiro, seguido de Minas Gerais.

Entre os estrangeiros, o primeiro país a aparecer foi o México. A torcida latino-americana esteve presente em bom número no jogo do Castelão. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, um dos campões em turismo na Copa do Mundo do Brasil.

Por fim, entre aqueles que identificaram a profissão, o que mais apareceu foi jornalista, mas já com porcentagem pequena, de 3,6%. Advogados e estudantes seguiram na lista da E.life.

Sair da versão mobile