Twitter mostra pouco prestígio global da seleção brasileira

Qual é o tamanho da popularidade da seleção brasileira nesse momento de crise técnica vivida pelo time? Se uma resposta definitiva não é fácil de ser alcançada, um levantamento feito pela rede social Twitter pode elucidar a questão. E a conclusão não é boa para o time da CBF.

O Twitter fez o levantamento considerando todas as mensagens publicadas globalmente durante a primeira fase da Copa América do Centenário. No total, foram mais de 13 milhões de tuítes sobre o torneio, e os textos tiveram quatro bilhões de impressões.

Entre as seleções mais citadas, a brasileira conseguiu perder da Argentina, mesmo tendo o Brasil uma população quase cinco vezes maior do que seu vizinho sul-americano. Venezuela, Uruguai e Chile fecharam os cinco primeiros, o que também revela o desinteresse dos americanos com a competição realizada nos Estados Unidos.

Vale a ressalva de que o Brasil é o quinto mercado do Twitter no mundo e o primeiro na América Latina. Entre os países envolvidos na Copa América, apenas os Estados Unidos têm mais internautas na rede.

Mas o fator que chama ainda mais atenção é que nenhum jogador brasileiro esteve na lista dos cinco mais citados. O mais popular atleta do país, Neymar, não disputou a Copa América. Nesse levantamento, o líder é o argentino Lionel Messi. Completam a lista o mexicano Chicharito, o uruguaio Cavani, o também mexicano Jesús Corona e o também argentino Javier Mascherano.

Para piorar a situação do Brasil na rede, a mensagem referente à Copa América com mais retuítes, ou seja, que mais foi republicada, foi a do comentarista espanhol Alexis Martín-Tamayo, conhecido como MisterChip, que trabalha na Espn e no Diário AS. Na mensagem, o jornalista exalta a desclassificação brasileira e, com ela, conseguiu mais de 12 mil retuítes.

 

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