O recado já é dado no desembarque do avião em Londres. “Final” e “Welcome” são as duas palavras em destaques nas propagandas feitas pela Uefa já em frente a cada portão de saída dos passageiros que desembarcam no aeroporto de Heathrow, na capital da Inglaterra.
O fim de semana que marca o encerramento da edição 2012-2013 da Liga dos Campeões da Europa fez com que a Uefa, organizadora da competição, tomasse as ruas de Londres. Cartazes alusivos ao torneio, espaços criados para o encontro de torcedores, além, é claro, do jogo decisivo entre Bayern e Borussia Dortmund no estádio de Wembley formam uma atmosfera completa para a grande final europeia.
A ação de maior volume feita pela Uefa é justamente no Parque Olímpico, que em agosto passado abrigou a realização dos Jogos Olímpicos. Parte do espaço foi usada para abrigar o “Champions Festival”, grande encontro para que o torcedor tenha contato com a história da Liga dos Campeões e dos parceiros.
Além desse espaço, que fica aberto até o sábado, outras duas áreas turísticas de Londres terão fan fests para abrigar o turista sem ingresso para o jogo. Nos jornais, diversas propagandas de patrocinadores da Uefa também remetem à final. O clima da decisão é vivenciado ainda pela presença de torcedores de Bayern e Borussia Dortmind andando pelas ruas da cidade e trajando as camisas dos seus clubes.
A movimentação em torno do evento contagia não apenas a Uefa, mas também os patrocinadores. Só a Heineken, principal parceira da competição, têm 1.200 convidados para acompanhar o duelo entre os times alemães. Além da cervejaria, Ford e Gazprom montaram centros de hospitalidade para receber convidados. Ao todo, 27 mil torcedores no estádio de Wembley para a final de sábado serão de convidados de patrocinadores e da Uefa.
* O repórter viaja a convite da Heineken