Uefa exalta Globo em evento de patrocinador

Taça da Liga dos Campeões exposta no Rio de Janeiro

Taça da Liga dos Campeões exposta no Rio de Janeiro

Em março de 2009, a Uefa fez uma aposta inédita na venda de direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Europa. Para ampliar a exposição do torneio no Brasil, a entidade obteve uma licença da Heineken, principal patrocinadora da liga, para que a marca da cerveja não aparecesse no início das transmissões dos jogos, como ocorre mundialmente. Esse foi o jeito encontrado para que a Globo comprasse os direitos em TV aberta da liga. 

Nesta sexta-feira, Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da Uefa, conversou com a reportagem da Máquina do Esporte durante a apresentação do Tour da Taça da Liga dos Campeões que a Heineken fará no Rio de Janeiro durante o final de semana. Para o executivo, a forma de a competição entrar no país cada vez mais é a partir da promoção que seus parceiros comerciais.

Além da anfitriã do evento, Epstein fez questão de destacar o relacionamento com a Globo. Segundo ele, a empresa de mídia tem feito a diferença na valorização do torneio para os torcedores brasileiros.

“Nós temos uma ótima relação com a Globo, que é muito importante para nós. Ela é muito poderosa, tem uma penetração de mercado muito grande. Para nós, em termos de promoção no Brasil, isso é ótimo. Nós vemos, quando um jogo é transmitido pela Globo, que tem uma diferença enorme”, afirmou Epstein.

Segundo o executivo da Uefa, o aumento de import”ncia do torneio no mercado brasileiro deve-se também a essa maior promoção feita pela emissora carioca, que apesar de transmitir os jogos apenas na fase final, exibe gols e lances das partidas no noticiário e, ainda, promove a competição pelo site Globo.com.

Mas até mesmo a Heineken, que foi “escanteada” com o acordo entre a emissora e a Uefa, exalta a mudança de patamar que houve no torneio após o início da cobertura da Globo (até 2009, quando a Record detinha os direitos de exibição na TV aberta, a emissora praticamente ignorava a Liga dos Campeões no seu noticiário).

A marca de cervejas lançará em breve uma campanha nacional envolvendo o patrocínio à Liga. A ação se justifica, segundo Daniela Cachich, diretora de marcas premium da Heineken no Brasil, pelo status que a competição alcançou no país.

“Mudou a relev”ncia da Uefa no Brasil. Então o consumidor brasileiro hoje está muito mais aberto a consumir uma marca de cerveja estrangeira e a consumir a Uefa. Quando há esse diálogo entre as duas marcas, é óbvio que eu passo a ter uma partinência muito grande para o consumidor. Quando eu falava de Liga dos Campeões da Uefa há cinco anos atrás e quando eu falo dela hoje, a força que isso tem é muito maior”, afirmou Daniela. 

Nas próximas semanas, a Heineken lançará um concurso cultural para promover a final do torneio, no dia 25 de maio, em Londres. Com o mote “O que você deixaria de fazer para levar a taça de volta para a Inglaterra”, a competição dará seis viagens para torcedores assistirem ao duelo decisivo da liga. A promoção será ancorada também por uma campanha publicitária chamada “A Final”, que é ambientada no Brasil.

*O repórter viaja a convite da Heineken

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