Os e-Sports já são mais do que uma realidade. Prova disso é que a Uefa anunciou nesta sexta-feira (14) o lançamento de uma espécie de concurso para que organizadores de jogos eletrônicos façam propostas que contemplem a criação, desenvolvimento e operação de um game focado na Euro 2020.
De acordo com o site britânico SportsPro Media, a entidade vai selecionar os organizadores apropriados para participar de um processo de solicitação de propostas (RFP, na sigla em inglês) daqueles que cumprirem um prazo de manifestação de interesse até a próxima sexta-feira (21). O anúncio do vencedor será feito na segunda quinzena de outubro, após as sessões de apresentação dos licitantes pré-selecionados.
A ideia da Uefa é que o torneio englobe diversos eventos de qualificação on-line, além de um em local físico a ser escolhido. As partes interessadas receberão um documento de RFP para descrever os requisitos da Uefa e fornecer mais detalhes sobre as informações necessárias para serem incluídas em qualquer proposta.
O vencedor será responsável por definir o formato e as regras do torneio, executar os eventos de qualificação, organizar o evento físico e gerenciar todas as operações no local, fornecendo um feed de transmissão ao vivo, bem como captura de dados e análise. Por outro lado, publicidade, marketing, promoção e operação do evento estarão sujeitos à aprovação e às diretrizes da Uefa.
A entidade não deu detalhes sobre qual título seria jogado o torneio ou se seria um jogo baseado em futebol. A Fifa eWorld Cup é disputada na série Fifa da EA Sports, com a edição mais recente vencida pelo saudita Mosaad Aldossary, em Londres, no mês passado.
Vale lembrar que, em abril deste ano, a Uefa encerrou uma parceria com a Konami. A empresa japonesa de software produziu historicamente os títulos oficiais da Liga dos Campeões e também da Euro. Desde junho, a EA Sports é quem tem a licença para a Liga dos Campeões.