Uefa suspende pagamento de prêmios para 23 clubes

Atlético e Málaga podem ser punidos caso não paguem suas dívidas - Crédito Marca.com

Atlético e Málaga podem ser punidos caso não paguem suas dívidas – Crédito Marca.com

Cumprindo as medidas anunciadas pelo presidente Michel Platini desde o início de seu mandato, a Uefa anunciou nesta semana a suspensão do pagamento de prêmios para 23 clubes europeus endividados, incluindo os espanhóis Atlético de Madri e Málaga.

Com o embargo, a entidade busca cumprir o chamado Fair Play Financeiro, que vem sendo implementado nos últimos anos nas ligas da região em busca de regulamentar a balança econômica das equipes. Os 23 clubes punidos são aqueles que participam de competições continentais nesta temporada, seja da Liga Europa ou da Liga dos Campeões da Uefa.

Com dívida com seus funcionários, outras equipes ou até com os respectivos governos e federações, os times têm até o dia 30 de setembro para apresentar um relatório financeiro ao comitê da Uefa, liderado pelo primeiro minitro belga Jean-Luc Dehaene. Caso o resultado não satifaça à entidade, os clubes podem sofrer punições que vão desde a perda do prêmio até a expulsão das competições continentais que disputam.

“Essa medida irá permanecerá em vigor até que todos os balanços identificados sejam resolvidos na íntegra ou até que uma decisão final do comitê da Uefa seja tomada”, disse a entidade em um comunicado.

Entre os 23 clubes com os prêmios retidos estão também outros times tradicionais do continente, como o Sporting Lisboa, de Portugal, o Rubin Kazan, da Rússia, o Fenerbahçe, da Turquia, e o Partizan Belgrado, da Sérvia.

Sair da versão mobile