UFC reforça marca própria para depender menos de atletas

Nesta sexta-feira, o ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, deve receber milhares de pessoas para a pesagem dos lutadores que disputarão, no dia seguinte, mais uma rodada do UFC, maior liga de lutas do mundo.

Evento de cunho social, em que o torcedor tem acesso ao local a partir da doação de um quilo de alimento, o dia da pesagem está se transformando na principal aposta do UFC para mudar sua imagem no Brasil e depender menos dos atletas.

“O que temos feito cada vez mais e melhor é o trabalho de engajamento com o fã, levando mais entretenimento, aproximando-o na relação com o atleta. ”, afirma Daniel Mourão, diretor de marketing do UFC, em entrevista à Máquina do Esporte.

O objetivo da liga é, assim, fortalecer a marca para que, a cada novo evento, o torcedor tenha interesse em participar independentemente de quem for lutar.

“Nossa área de Fan Experience está cada vez melhor, com uma série de ativações, com sessão de autógrafos e presença de atletas. É um evento de 8h de duração, queremos que as pessoas cheguem cedo para curtir. Temos investido também com a experiência com os fãs na sexta-feira, tentado trazer cada vez mais os patrocinadores, que sempre quer impactar cada vez mais o fã. Neste fim de semana, cada patrocinador terá uma ativação diferente”, conta Mourão.

O fortalecimento de marca, logicamente, tenta evitar um fenômeno de queda de atratividade do UFC em caso de queda de rendimento dos lutadores brasileiros. Após o salto vivido há uma década com a geração de Minotouro e Anderson Silva, o UFC foca agora em promover a cultura do MMA para não correr riscos de queda de audiência, como houve há alguns anos, com o doping de Silva e o fim do auge de desmpenho de lutadores como Cigano, Minotauro e Minotouro.

Na noite de quarta-feira, o UFC lançou uma plataforma gratuita com mais de 70h de documentários sobre o MMA. A ideia é levar o torcedor para dentro da cultura do esporte. Nesta quinta, haverá um evento em que influenciadores vão treinar com atletas profissionais, para expandir a marca aos mais jovens. Na sexta, a pesagem será aberta ao público, enquanto apenas no sábado acontecerão as lutas.

No começo do ano, UFC realizou ação social na Mangueira, para promover o UFC 237 / © Divulgação-UFC

“Tudo faz parte de uma grande construção de marca. Toda marca tenta contar história para o público para se posicionar. E nós temos tanta história. A pesagem é o melhor exemplo de democratização do acesso ao UFC. As pessoas vivem a mesma experiência do sábado no dia anterior ao evento”, complementa Mourão.

Sair da versão mobile