Uma ano após parar, Beckham vê queda em ganhos com publicidade

 

Beckham posa com Neymar, em Miami

Pouco mais de um ano após abandonar o futebol, David Beckham, 39, já sente o período longe dos holofotes. Os ganhos do ex-jogador com publicidade sofreram queda de 13,5% em 2014.

Em 2012, quando atuou o ano inteiro pela última vez, os rendimentos com publicidade eram de € 22 milhões (R$ 69 milhões). Segundo a Footwork Productions, agência criada pelo próprio jogador para gerenciar seus acordos comerciais, a arrecadação da marca Beckham caiu para € 19 milhões (R$ 59,7 milhões) neste ano.

Em maio do ano passado, o inglês anunciou a retirada dos gramados logo após conquistar o título do Campeonato Francês pelo PSG. Na ocasião, segundo a revista francesa France Football, liderava a lista dos jogadores mais bem pagos no mundo, com uma arrecadação anual de € 36 milhões. Ele estava à frente de jogadores mais jovens e no auge da forma, como Messi (€ 35 milhões), Cristiano Ronaldo (€ 30 milhões), Samuel Eto’o (€ 24 milhões) e Neymar (€ 20 milhões).

O diferencial de Beckham em relação a seus concorrentes era que apenas 9% de seus rendimentos vinham de salários. O restante era obtido com publicidade e outras ações fora dos gramados. Messi, por exemplo, o vice-líder da relação, arrecadava 36% de seus ganhos com salário no Barcelona.

Mesmo fora do futebol, Beckham segue como embaixador de multinacionais como Adidas, Samsung e SkySports. Recentemente, também se tornou empresário de futebol ao adquirir a franquia do Miami na MLS (liga norte-americana de futebol). Pelo negócio, Beckham desembolsou US$ 25 milhões (cerca de R$ 62 milhões). 

 

Sair da versão mobile