A Under Armour decidiu adiar a estreia como patrocinadora técnica e fornecedora dos uniformes das 30 franquias da Major League Baseball (MLB) para 2020. Dessa forma, a atual parceira da liga, a Majestic Athletic, que teria seu vínculo encerrado na atual temporada, continuará por mais uma. As informações são da ESPN.
Para entender os motivos, é preciso voltar a dezembro de 2016, quando a Fanatics, marca líder global em mercadorias esportivas licenciadas, assinou um contrato com a MLB ao mesmo tempo que a Under Armour. À época, havia ficado decidido que a Under Armour ficaria encarregada do material esportivo oficial, enquanto a Fanatics iria comercializar as réplicas e roupas casuais.
Nesse meio-tempo, no entanto, a Fanatics comprou a Majestic Athletic. Assim, como tudo acabou ficando “em casa”, foi anunciado em maio do ano passado que a Under Armour passaria a fazer parte da MLB em 2019. Só que tanto a marca como a liga chegaram à conclusão de que o cronograma não poderá ser cumprido a tempo.
Com isso, os uniformes continuarão sendo da Majestic Athletic no ano que vem. A Under Armour terá, então, o tempo que esperava ter na assinatura do contrato em 2016 para se preparar. Contrato que, aliás, foi assinado até 2030.
Uma das mudanças estudadas pela Under Armour é implementar seu logotipo na parte da frente das camisas de jogo, e não nas mangas, como a Majestic Athletic faz desde que se tornou fornecedora exclusiva dos uniformes de jogo em 2005. Por seu lado, a MLB enxerga na parceria uma ótima oportunidade para acelerar sua expansão internacional no ritmo que se vê com NBA e NFL hoje em dia.
Vale lembrar que o modelo de negócio definido pela MLB segue a estratégia que foi oficializada também em 2016 pela National Hockey League (NHL), pelo qual a Adidas tornou-se a fornecedora oficial de material esportivo, enquanto a Fanatics comercializa camisas e outros artigos para os torcedores.