À primeira vista, alguns podem estranhar o patrocínio de uma cervejaria tcheca, não tão conhecida no Brasil, ao automobilismo brasileiro. Mas, para a importadora Uniland, o aporte faz total sentido: tornou a Czechvar, seu carro-chefe, a cerveja oficial da etapa de Interlagos do Grand Turismo e Mercedes-Benz Grand Challenge.
Segundo a Uniland, responsável pela presença da Czechvar em território tupiniquim desde 2007, dois relevantes fatores a levaram a introduzir a marca no esporte a motor: atingir seu público-alvo e o menor custo em relação ao investimento em outras modalidades.
“Os consumidores da Czechvar pertencem geralmente às classes sociais A e B, que gostam de automobilismo. Além disso, o investimento no automobilismo não é tão alto quanto em outros esportes, como o futebol”, explicou Mário Reuter, proprietário da Uniland.
Como patrocinadora pontual do Gran Turismo e Mercedes-Benz Grand Challenge, a Czechvar terá direito a estampar seu logotipo em dois outdoors e quatro blocos. Além disso, será a cerveja servida no paddock e comercializada para os espectadores.
Embora o patrocínio contemple apenas uma corrida, a ser realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 17 e 18 de agosto, a Uniland já estuda a possibilidade de estender a ação para outras duas etapas, em Curitiba e Porto Alegre.