A Unilever mantém um time de vôlei feminino no Rio de Janeiro desde 2004. E apenas agora, na temporada 2012∕2013, vai realmente conhecer a cidade. Pela primeira vez desde a criação, a equipe terá uma campanha de marketing voltada a aumentar o vínculo com a população local.
A campanha será baseada no slogan “Se você tem orgulho do Rio, vai sentir o mesmo desse time”. Haverá inserções em rádio, TV, jornal, outdoors e pontos de ônibus pela capital fluminense. Em novembro, a empresa pretende levar a comunicação também aos pontos de venda.
“A ideia é aproximar torcedor e time”, resumiu Julio Campos, vice-presidente de vendas da Unilever no Brasil. “A gente vai vestir o Rio de Janeiro com outdoor, bussdoor e o material promocional para celebrar e convidar a torcida para estar junto do time”, completou o executivo.
A campanha de comunicação será complementada por ações voltadas a aumentar a interação entre atletas e a população local. Uma das propostas é levar o elenco da Unilever para fazer treinos físicos e sessões de autógrafos em pontos turísticos do Rio de Janeiro.
“A gente vai definir pontos importantes, que sejam ícones do Rio de Janeiro, e com isso organizar sessões de treinamento físico nesses lugares em que público possa ter acesso e ver as jogadoras de perto”, explicou Campos.
A campanha integra o plano de comemoração de 15 anos do projeto esportivo da Unilever no Brasil. A empresa não divulga o montante gasto na iniciativa.
As ações de mídia e os treinos abertos fazem parte de um primeiro estágio da campanha, que vai se estender até dezembro. O projeto de aproximação seguirá em 2013, mas o mote ainda não está definido.
* O repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Unilever.