A Unilever está realmente disposta a se aproximar da população do Rio de Janeiro. Além de ter criado uma campanha de comunicação e de ter um projeto para realizar treinos abertos em pontos estratégicos da cidade, a companhia usará atletas em busca de apoio local. Para isso, promoverá chats com algumas das principais jogadoras.
Os encontros com as atletas serão semanais, mas ainda não têm data para começar. Eles serão realizados na fan page da Unilever na rede social Facebook, até como uma forma de alavancar o aparato.
“Plataforma digital é mais e mais importante a cada dia na nossa comunicação. Vamos manter isso ativo, e vamos ter participação das jogadoras para assegurar um contato direto com os torcedores. Vamos seguir investindo nisso, fazendo disso uma parte muito importante da nossa comunicação. Estamos pensando nesse contato direto”, explicou Fernando Fernandez, presidente da companhia no Brasil.
Se tiverem boa receptividade, os chats com as atletas podem desencadear outras formas de interação entre as jogadoras e o público. A Unilever estuda meios de aproveitar as imagens de suas principais atletas.
“A Fabi é um exemplo. Ela é a mais longeva jogadora no time, é a cara do Rio de Janeiro. Por isso, as peças das nossas campanhas têm muito a cara dela. Ela é a carioca, é a representante de todos os valores do carioca”, relatou Julio Campos, vice-presidente de vendas da Unilever.
O que torna os chats mais próximos da estratégia de comunicação da Unilever para o vôlei feminino é que eles unem duas prioridades da companhia: o uso das atletas e as redes sociais.
O Facebook também será usado em ações institucionais que não sejam tão focadas nas atletas. A Unilever usará a rede social, por exemplo, para escolher um uniforme para a torcida e criar um hino para a equipe.
“A gente quer que a torcida participe disso de uma forma bastante inclusiva. Cada vez mais, a ideia é fazer com que o time circule junto com a torcida que o suporta”, encerrou Campos.
* O repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Unilever.