A Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, irá ministrar um curso sobre Cristiano Ronaldo. Isso mesmo. O português, que na segunda-feira conquistou seu terceiro troféu Bola de Ouro da Fifa, será assunto de uma disciplina curricular da Escola Irving K. Barber, vinculada à universidade.
A iniciativa pretende mostrar como se “constrói uma lenda no futebol” e o que o jogador “representa para a diáspora portuguesa”, conta Luís Aguiar, doutor em sociologia e responsável pelo curso. Calcula-se que a comunidade do país no Canadá seja de 375 mil pessoas, seja de portugueses de nascimento ou por descendência.
“Escolhi Cristiano Ronaldo porque sou português, e tenho orgulho dele. Ele possui uma visibilidade pública enorme, mas ainda é um personagem pouco estudado sociologicamente”, definiu o professor, que nasceu em São Miguel (Açores), mas mora no Canadá há mais de 40 anos.
Embora o craque seja conhecido no mundo sobretudo pelo que faz dentro de campo, a ênfase do curso não é nas qualidades do português como jogador, e sim “nas qualidades sociais e no humanismo de Cristiano Ronaldo”, conforme define o pesquisador.
O professor, que dá aulas no campus Okanagan, explica que usará literatura, vídeos e fotografias como material didático. O curso, que acaba de começar, tem duração de dez semanas e termina em abril. Nele, o professor também faz uma análise do contexto social onde Cristiano Ronaldo nasceu, na ilha da Madeira. Trinta estudantes se inscreveram na disciplina.