UOL se une a canais e é mais um a ir para o streaming

O crescimento do mercado de streaming no esporte brasileiro ganhou um novo capítulo. O portal UOL, ligado ao Grupo Folha, anunciou a criação de um serviço chamado UOL Esporte Clube.

O modelo funciona por assinatura e dá ao assinante o direito de acompanhar as programações do Esporte Interativo e da ESPN, dois dos cinco canais de esportes que atuam hoje no país.

Foto: Divulgação

O serviço do UOL repete o modelo que os dois canais já faziam no mercado, com o uso de terceiros para vender assinatura de sua programação sem depender do mercado de TV fechada.

A novidade é a entrada nesse modelo do UOL, que ao lado da Globo.com é o portal no país que tem maior acesso para o consumo de informações.

“Com essa nova parceria, nos unimos a um dos principais grupos de comunicação do Brasil e ampliamos as possibilidades de entrega do extenso e variado portfólio de conteúdo da ESPN. Temos como nossa missão atender ao fã do esporte e este acordo com o UOL nos aproxima também deste público”, disse em nota Marcello Zeni, vice-presidente de afiliadas da Disney e ESPN.

O canal do Grupo Disney já tem acordos similares com a Oi Banda Larga e outros provedores. O Esporte Interativo também usa parceiros para difundir o serviço EI Plus, de assinatura.

“O Esporte Interativo Plus é um produto consolidado e premiado no mercado de streaming e existe desde 2012. O aplicativo venceu o Prêmio Tela Viva Móvel por três vezes e foi indicado no Top 10 da lista da Apple em esportes”, comentou a emissora do grupo Turner, em mensagem à Máquina do Esporte.

Para o UOL, a entrada no streaming com os parceiros permite que haja um diferencial no conteúdo a ser oferecido ao consumidor. No ano passado, o portal já havia criado o “De Primeira”, um segmento do noticiário esportivo que era restrito a assinantes. O incremento dos canais de TV amplia a chance de faturar.

O UOL Esporte Clube funciona com seis planos de assinatura. Um que é de cada serviço separado (De Primeira, ESPN Play ou EI Plus). Outros dois que fazem o combo do De Primeira com uma das emissoras. E o terceiro, completo, que tem os três.

A iniciativa é também uma forma, das três empresas, de combater o avanço da concorrência. O UOL consegue ter um produto no streaming, enquanto ESPN e EI ampliam a oferta de conteúdo em outras plataformas, algo que as duas empresas já fazem há algum tempo e que, recentemente, SporTV e Fox Sports anunciaram planos de expansão do streaming.

Sair da versão mobile