De volta à Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco vai recomeçar o processo de aproximação com o torcedor. Na noite desta quinta-feira (17), o clube iniciou uma campanha de cadastramento dos vascaínos por meio de um hotsite, o “Cadastro Vascaíno”, no qual pede por dados básicos dos fãs: nome, residência, celular e e-mail.
“O objetivo é aproximar o torcedor do clube. Queremos conhecê-lo de perto e fazer uma grande base de dados, possibilitando um relacionamento direto”, disse Bernardo Pontes, gerente geral de marketing do Vasco, em nota. “Esperamos a participação de todos os milhões de vascaínos”.
Este é o primeiro passo para o que é chamado de CRM (customer relationship management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente). Ter esta base de dados sobre a torcida permite ao marketing vascaíno, entre outras possibilidades, saber quem é o torcedor, saber onde ele mora, estabelecer um contato direto via e-mail ou celular e, depois, preparar ações de marketing direcionadas ou usar a base de dados em negociações de patrocínio, por exemplo.
A recompensa para o torcedor que preencher os dados no “Cadastro Vascaíno” é um papel de parede eletrônico alusivo ao clube (exposto abaixo em versão com menor resolução).