A Verizon, maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos, conseguiu um acerto com a NFL e vai transmitir a principal liga de futebol americano do mundo pelos próximos cinco anos. Nos EUA, especula-se que o valor a ser pago pela Verizon será de cerca de 500 milhões de dólares por ano. Ou seja, no total, o valor chegaria a 2,5 bilhões de dólares, aproximadamente o dobro do acordo anterior. As duas partes são parceiras desde 2010.
De acordo com a imprensa norte-americana, o número exato de partidas a que a Verizon terá direito não foi especificado, mas a NFL garante que o grupo de telecomunicações poderá transmitir jogos de pré-temporada, temporada regular, playoffs e, inclusive, o Super Bowl. A parceria ainda inclui a produção de conteúdos originais que serão desenvolvidos em conjunto.
Para as transmissões, a Verizon já esclareceu que vai utilizar suas plataformas mais conhecidas, Yahoo, Yahoo Sports e go90. Pelo contrato, o acerto entre as duas partes é restrito a dispositivos móveis, como telefones celulares e tablets.
Segundo a mídia dos EUA, a Verizon deve conquistar uma audiência digital de grandes proporções. Isso porque a audiência dos portais controlados pela empresa está estimada em cerca de 200 milhões de usuários móveis (praticamente a população inteira do Brasil) por mês em todo o território norte-americano.
Para melhorar ainda mais, a Verizon já se assegurou de que qualquer usuário possa contratar o serviço, mesmo que sua operadora de celular seja outra. E ainda deu a entender que a NFL não será a única a ter a empresa como parceira no futuro.
“Alianças desse tipo não são uma vitória apenas para os fãs mas também para parceiros e anunciantes que procuram uma primeira experiência móvel. Queremos que a Verizon se torne o destino móvel de todos que queiram assistir a esportes ao vivo”, afirmou um empolgado Lowell McAdam, CEO da Verizon.
O novo contrato deve entrar em vigor ainda nesta temporada, mas só a partir de janeiro, quando começam os jogos dos playoffs. Vale ressaltar que o acordo que entrará em vigor é totalmente diferente do anterior pelo fato de que, nos últimos anos, a Verizon deixou de ser apenas uma operadora de telefonia móvel para se tornar também uma empresa de conteúdo de vídeo, após suas compras da AOL em 2015 e do Yahoo! em 2017 por 4,4 bilhões de dólares cada.