Vexame brasileiro já é terceiro jogo mais assistido na ESPN norte-americana

Cada vez mais apaixonados pelo futebol, os norte-americanos também assistiram à eliminação brasileira na Copa do Mundo. Segundo a Nielsen, 10,8 milhões de pessoas acompanharam a partida na ESPN, terceiro maior público da emissora na história da competição.

A goleada da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1 aparece atrás de apenas dois jogos dos Estados Unidos desta mesma edição. A vitória sobre Gana por 2 a 1 foi vista por 11,1 milhões, enquanto o empate diante de Portugal em 2 a 2 foi visto por 18,2 milhões.

A ESPN ainda divide os diretos do torneio com a Univision (responsável pela transmissão em espanhol), que contabilizou 3,4 milhões de telespectadores na ocasião. Portanto, pode-se afirmar que a queda brasileira foi assistida por aproximadamente 14 milhões de norte-americanos.

Em relação à audiência, o fatídico confronto foi ainda melhor: registrou 6,7 pontos e ultrapassou os 6,3 da vitória dos Estados Unidos sobre Gana. Com 9,6 pontos, o empate entre Estados Unidos e Portugal lidera também o ranking de audiência.

Embora 10,8 milhões de telespectadores seja um índice expressivo, não é possível assegurar que os números representem fielmente o número de pessoas atingidas. Pode haver aglomeração de torcedores em bares, por exemplo. O que não se pode negar é a popularização do futebol nos Estados Unidos.  

O “soccer”, como o esporte é conhecido no país, já superou NBA (basquete) e MLB (beisebol) na audiência. A Copa do Mundo em território brasileiro comprova este fenômeno. Os números, aliás, são bem superiores se comparados aos dos últimos Mundiais. O fato de o Brasil apresentar fuso horário semelhante ao dos Estados Unidos também impulsiona o crescimento da audiência dos norte-americanos.    

 

 

Sair da versão mobile