Vídeo limitará Brasil na decisão da Copa

O Brasil já começou a divulgar nesta semana uma série de ações voltadas à Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país. No entanto, a próxima sede do evento será mais comedida durante a cerimônia de encerramento da edição de 2010, no domingo, em Johanesburgo. A única iniciativa que lembrará o torneio seguinte será a exibição de um vídeo nas emissoras de TV que transmitirem a festa.

O vídeo foi produzido pelo cineasta Fernando Meirelles para divulgar uma campanha do Ministério do Turismo chamada “O Brasil está chamando você”. Trata-se de uma composição de imagens dos pontos turísticos mais famosos do país com imagens de aparatos que serão usados na Copa do Mundo de 2014 e de pessoas em festa por causa do futebol.

Assim que a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010 terminar, uma versão menos extensa do vídeo será exibida a todas as emissoras que detêm direitos de transmissão do evento. Depois, o material completo será disponibilizado na internet.

A ação do Brasil, aliás, só será possível por uma mudança no formato de transmissão da Copa do Mundo. Neste ano, emissoras que transmitem o evento precisam veicular o sinal gerado pela HBS, parceira da Fifa, diretamente da África do Sul. Ninguém poderá substituir o vídeo por outro comercial, por exemplo.

Só que a participação do Brasil na cerimônia de encerramento será resumida ao vídeo. Não haverá nenhuma apresentação ou iniciativa específica do país além de uma apresentação da logomarca de 2014, divulgada oficialmente nesta semana.

A festa de fechamento da Copa do Mundo também será exibida para todos os canais que tiverem direitos de transmitir o torneio. O evento começará uma hora antes de a bola rolar e terá como principal atração um show da cantora colombiana Shakira, que também esteve na abertura e no encerramento de 2006 e no pontapé oficial deste ano.

Também haverá shows de fogos e luzes no estádio Soccer City, com performances de 780 artistas. A expectativa da Fifa é que a decisão tenha uma audiência televisiva mundial em torno de 500 milhões de pessoas.

Sair da versão mobile