Villeneuve marca entrada de Shell na Stock Car

Convidado para participar da Corrida do Milhão, que será realizada no próximo domingo, o canadense  Jacques Villeneuve será um marco na Copa Caixa Stock Car. Ele foi escolhido para comunicar a entrada  da Shell na principal categoria do automobilismo nacional.

A Shell fechou contrato com a Copa Caixa e com a Copa Montana para que as duas categorias usem  combustível V-Power Etanol a partir de 2012. O acordo tem validade de três anos, e detalhes financeiros da operação são mantidos em sigilo.

O contrato faz parte de um reposicionamento da Shell, que integra o grupo Raízen. A companhia foi  formada a partir da integração da rede de postos com a Cosan, dona da marca Esso, que patrocina a  Stock desde 2009.

A Esso foi responsável pela troca do combustível da Stock, que passou a usar etanol no lugar de gasolina. A Copa Caixa passou por essa mudança no ano passado, e a Copa Montana aderiu em 2011.

O grupo Raízen está entre as cinco maiores empresas do Brasil em faturamento, tem valor de mercado estimado em R$ 20 bilhões e possui uma rede formada por cerca de 4,5 mil postos de serviço (soma de  Shell e Esso).

Nos próximos cinco anos, a companhia estima investir US$ 7 bilhões no mercado brasileiro. Desse  montante, US$ 5 bilhões serão destinados à ampliação da produção de etanol, açúcar e energia elétrica cogerada.

A joint venture também tem um plano para substituir os postos com bandeira Esso por pontos de venda da Shell. Isso afetará 1,8 mil lojas do grupo, e o processo deve levar 18 meses.

Nesse período, a Stock Car será usada para reforçar a marca Shell, que será o carro-chefe da companhia. A contratação de Villeneuve, portanto, é um aviso sobre o novo foco.

“Nossa expectativa é grande com o início do patrocínio da marca Shell na Stock Car. A escolha pela  Corrida do Milhão, que é a disputa mais importante do ano, e de um piloto com o perfil e o currículo  vencedor de Jacques Villeneuve foram estratégicos para anunciar a entrada da marca na competição”, disse Leonardo Linden, diretor de marketing do grupo Raízen.

Sair da versão mobile