Na primeira decisão entre dois times alemães da história da Liga dos Campeões da Europa, a Uefa, organizadora do torneio, encontrou uma solução aparentemente prática para manter a segurança dentro do estádio de Wembley, palco do jogo vencido pelo Bayern de Munique por 2 a 1 sobre o Borussia Dortmund.
Os 86.298 torcedores que estiveram no estádio foram divididos da seguinte forma. Cada time recebeu uma carga de 25 mil lugares. Outros 27 mil ingressos foram vendidos aos patrocinadores da Uefa e a carga restante, cerca de 10 mil bilhetes, foram disponibilizados para o público em geral.
As torcidas de Borussia e Bayern ficaram concentradas na parte de trás dos gols, enquanto os convidados das empresas patrocinadoras e os torcedores “neutros” ficaram reunidos, em sua maioria, na região central dos três anéis do estádio londrino.
Isso fez com que os torcedores das duas equipes praticamente não tivessem qualquer contato físico durante a realização da partida, geralmente quando os nervos estão mais exaltados. Como os locais de acesso para as arquibancadas também eram diferentes, as torcidas só foram se encontrar no metrô, principal meio de transporte para Wembley.
Mesmo assim, o torcedor do Borussia, que perdeu o título, em sua maioria deixou o estádio logo após o apito final. Já o do Bayern ficou festejando dentro de Wembley e posteriormente nos bares em frente ao local.
Com a medida, a Uefa conseguiu prevenir qualquer conflito entre torcedores. Nenhum registro de briga de torcedores foi feito no fim de semana em Londres.
* O repórter viaja a convite da Heineken