É inegável que a corrida de rua está cada vez mais “na moda”. Prova disso foi a audiência e toda a repercussão do evento organizado em Viena, na Áustria, para o queniano Eliud Kipchoge se tornar o primeiro homem da história a correr uma Maratona em menos de 2h. No entanto, ainda assim, o esporte também sofre seus reveses.
LEIA MAIS: Recorde de Kipchoge na Maratona atrai 500 milhões pelo mundo
É exatamente isso que acaba de acontecer com a Maratona de Londres, prova que integra o seleto grupo das Maratonas Majors ao lado de Nova York, Boston, Chicago, Berlim e Tóquio. A prova recebeu a notícia de que a empresa de serviços financeiros Virgin Money decidiu não renovar o acordo de title sponsor após o término do contrato em 2021.
Com a notícia, acabará uma relação de 12 anos entre a prova e o grupo Virgin, que teve início em 2010. A Virgin Money passou a ter o title sponsor da corrida em 2014. Para 2022, os organizadores já estão correndo atrás de alguma outra empresa interessada.
Queniano Eliud Kipchoge venceu quatro das últimas cinco edições da Maratona de Londres (Foto: Reprodução / Twitter (@LondonMarathon))
“Como uma nova organização com um novo objetivo, precisamos realinhar nossa futura política de patrocínios e tomar uma direção diferente. Continuamos comprometidos em patrocinar a Maratona de Londres até 2021 e esperamos desempenhar um papel enorme nas celebrações da 40ª edição da prova em 2020”, declarou Helen Page, diretora de marketing da Virgin Money.
“Estamos muito orgulhosos de que essa parceria tenha levado à criação da Virgin Money Giving, a plataforma de captação de recursos sem fins lucrativos, que garante que boa parte do dinheiro arrecadado pelos nossos corredores vai para a instituição de caridade escolhida. Doze anos é muito tempo no patrocínio esportivo e mais uma ilustração do sucesso mútuo dessa parceria. Gostaríamos de agradecer a todos da Virgin Money por seu maravilhoso apoio à Maratona de Londres”, afirmou Hugh Brasher, diretor de eventos da Maratona de Londres.
De acordo com a imprensa britânica, a princípio, pode ser que alguma das outras marcas que já patrocinam a prova com cotas menores tenha interesse em adquirir o title sponsor. A lista possui Abbot, Audible, Lucozade Sport, New Balance e Tata. Entretanto, a organização está aberta ao mercado para tentar novos acordos, quem sabe até o principal que ficará vago.
Vale lembrar que a Maratona de Londres costuma ser a mais popular do mundo, com mais de 450 mil pessoas se candidatando a uma vaga para correr pelas ruas da capital britânica. Em 2020, a 40ª edição já tem data marcada: 26 de abril.