A Visa vai continuar entre as principais patrocinadoras da Fifa, entidade que comanda o futebol em “mbito mundial. Segundo o site “Sport Business Journal”, a operadora de cartões renovou contrato com a instituição até o fim de 2022.
Se confirmado, o negócio representaria uma ampliação de oito anos na parceria. O valor exato do novo contrato não foi revelado, mas o portal fala em um total “superior a US$ 170 milhões”.
A Visa é um dos seis patrocinadores Fifa. Nesse patamar também estão Adidas, Coca-Cola, Hyundai-Kia, Emirates e Sony. Por serem as principais parceiras comerciais, essas marcas são associados a todos os campeonatos e eventos promovidos ou chancelados pela instituição.
A cota da Visa inclui serviços de pagamento e operações bancárias de varejo. Nesse segundo grupo, a empresa tem autorização para revender pacotes locais em mercados estratégicos. As exceções são os países que recebem a Copa do Mundo, onde a comercialização é feita pela Fifa – no Brasil, o Itaú ficou com o contrato.
“A Visa até poderia ter sido mais agressiva na venda desses direitos fora do país-sede”, opinou Tom Shepard, ex-executivo da área de patrocínios na Visa, em entrevista ao “Sport Business Journal”.
A Fifa fechou 2012 com um faturamento de US$ 1,16 bilhão. Um ano antes, a entidade havia atingido receita de US$ 1,07 bilhão.
Com o incremento de ganhos, a Fifa também turbinou o lucro. O superávit de 2012 foi de US$ 89 milhões, US$ 53 milhões a mais do que o ano anterior.