Visita ao RJ abre mercado para Bolt no Brasil

Bolt voltará ao país no dia 31 de março deste ano

Bolt voltará ao país no dia 31 de março deste ano

Bicampeão olímpico dos 100 m rasos, dos 200 m rasos e do revezamento 4×100 m rasos, o jamaicano Usain Bolt é um dos nomes mais populares do esporte mundial. No entanto, uma visita dele ao Rio de Janeiro, realizada no ano passado, foi fundamental para abrir o mercado brasileiro ao velocista. Ele voltará ao país no dia 31 de março, mas para competir.

A prova é um projeto conjunto de Dream Factory e X3M Sports, e o modelo de evento foi desenvolvido há dois anos. O intervalo entre a concepção e a realização deve-se basicamente ao mercado.

“Ele veio ao Rio de Janeiro no ano passado, e isso ajudou a despertar o interesse de patrocinadores. A visita dele apareceu em todos os lugares. Durante uma semana, falou-se sobre isso em todos os meios. Ele veio apenas para ações de relações públicas, mas todo mundo percebeu o quanto a presença do Usain Bolt chama atenção”, disse Duda Magalhães, diretor-geral da Dream Factory.

Bolt nunca havia estado no Brasil antes de 2012. Ele visitou o Rio de Janeiro a convite da Puma, empresa de material esportivo que patrocina o jamaicano. A agenda na cidade incluiu passagem pelo Cristo Redentor, passeio de helicóptero e um encontro com o prefeito Eduardo Paes.

Outro fator contribuiu para o evento com Bolt demandar tanto tempo: a atribulada agenda do jamaicano. “Quando ele esteve aqui, conseguimos uma reunião com o empresário dele no hotel. Apresentamos o projeto, e ele adorou”, explicou Magalhães.

A nova visita do atleta ao Brasil será realizada entre os dias 29 e 31 de março deste ano. Ele correrá em uma pista montada na praia de Copacabana, e a meta de Bolt é estabelecer a melhor marca do mundo nos 150 m rasos (ele já é recordista nos 100 m, nos 200 m e no 4×100 m).

“Uma das ideias foi tirar o esporte do habitat natural. O atletismo sempre tem provas em áreas e estádios fechados, e nós achamos que seria legal montar uma pista na praia de Copacabana”, contou Bernardo Fonseca, sócio da X3M.

Até o momento, Caixa e Sesi compraram cotas de patrocínio ao evento. A Gatorade, que é patrocinadora de Bolt, será apoiadora. O Sesi também investirá na transmissão da corrida, que será exibida ao vivo pela TV Globo em rede aberta.

O evento será aberto ao público, com arquibancadas de um lado da pista e areia do outro. Bolt correrá contra o norte-americano Wallace Spearmon, o equatoriano Alex Quiñonez e um brasileiro escolhido em eliminatória agendada para o dia 30.

Os valores das cotas de patrocínio são mantidos em sigilo, assim como o custo do evento. “Mas vai ser um investimento alto, pelo tamanho da estrutura e pelo tamanho da celebridade”, contou Fonseca.

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