O piloto Vitor Meira, um dos cinco brasileiros que estarão alinhados no grid de largada da Fórmula Indy neste domingo, resolveu aproveitar a coincidência de datas para fazer uma homenagem. Ele correrá em São Paulo com um capacete alusivo a Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1.
Senna morreu no dia 1º de maio de 1994, depois de ter batido sua Williams em um muro do Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. O fato de a corrida da Indy em São Paulo acontecer exatamente 17 anos depois do acidente motivou a homenagem de Meira.
A coincidência de datas foi lembrada nos discursos de pelo menos outros dois pilotos brasileiros neste fim de semana. Em momentos e assuntos diferentes, Tony Kanaan e Helio Castroneves também tentaram homenagear Senna.
“Quem gosta de automobilismo sabe que esse é um fim de semana bastante especial. É ainda mais importante para nós correr em uma data assim”, contou Kanaan.
A imagem de Senna também apareceu em vídeos institucionais da Nestlé espalhados pelos camarotes do circuito da Fórmula Indy em São Paulo. A prova deste domingo será disputada em um traçado que passa pelo sambódromo, o pavilhão de exposições do Anhembi, a Marginal Tietê e a avenida Olavo Fontoura.
A Indy tem contrato com São Paulo até 2019. A partir deste ano, as autoridades locais estipularam que a prova na capital paulista será sempre disputada no primeiro fim de semana de maio, antecedendo as 500 milhas de Indianápolis.