O Vitória quer ampliar o número de sócios-torcedores e, para isso, quer desvencilhar o programa do clube à compra de ingresso. Na visão da diretoria rubro-negra, o mau momento vivido pelo time, rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, não favorece o surgimento de novos associados.
O plano é criar uma série de benefícios para os adeptos do time. Parte das ações já teve início, como cobranças de pênalti com sócios no Barradão e com descontos em alguns serviços.
“Queremos um modelo que esteja dentro da interface diária do cidadão. Não estamos inventando nada. É esse o modelo utilizado pelo Benfica, que nós estudamos profundamente e estamos usando de inspiração”, decretou Ricardo David, diretor de planejamento do Vitória, em conversa com a Máquina do Esporte.
Por enquanto, as ações realizadas foram testes. O clube irá apresentar o projeto com detalhes no dia 13 de maio, em comemoração ao aniversário da equipe. Na ocasião, serão divulgados todos os convênios assinados pelo clube, que darão descontos em postos de gasolina, restaurantes, academias, cinemas etc.
“Vamos esperar o aniversário do Vitória para anunciar todos de uma vez. Acreditamos que, caso os lançamentos fossem aos poucos, eles não teriam tanto impacto”, justificou David.
Os contratos não serão aleatórios. Com promotores no estádio, o marketing do clube tem realizado pesquisa para entender melhor o comportamento do torcedor. Dessa maneira, o Vitória pode ser ativo na busca por parceiros que interessam mais ao público em questão. Isso também valerá para o modo como o clube fará o lançamento de produtos licenciados.
Com as pesquisas, descobriu-se, por exemplo, que os torcedores de classe C e D não compram o programa de sócio por causa da forma de pagamento, até então feito exclusivamente por cartão de crédito.
Para atrair o maior número de pessoas, o objetivo do clube é convencer que haverá um ganho financeiro ao se associar. A meta é chegar a 20 mil membros em dois anos.