O Vitória, da Bahia, criou uma ação inusitada para incentivar a doação de órgãos. Nesta terça-feira, no duelo contra a Anapolina, pela Copa Sadia do Brasil, a equipe baiana lança uma campanha para sensibilizar os torcedores a doar órgãos.
Em parceria com a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos) e numa iniciativa criada pela agência Leo Burnett Taylor Made, o clube baiano usará um escudo removível na camisa, preso ao uniforme por um velcro.
Antes da partida, os jogadores reservas estarão com a inscrição “Seja um doador de órgãos” no lugar do escudo na camisa. Eles vão ficar ao lado do time titular, que terá o uniforme normal.
A cada substituição do time baiano, o jogador que sair de campo entregará o escudo do time para o atleta que ir para o jogo. Esse jogador estará com a camisa “lisa”, sem o símbolo do clube. O objetivo é, com o gesto, simbolizar a importância da doação de órgãos.
A escolha do Vitória para a ação foi motivada pela dificuldade que existe no estado da Bahia para a doação de órgãos. Segundo dados da ABTO, a falta de doadores se dá, em parte, pela falta de interesse de familiares de possíveis doadores em permitir a doação de órgãos. Enquanto a média de não-autorização familiar para doação é de 46% em todo o Brasil, na Bahia o índice salta a 62%.
O mote da campanha é de que o Vitória vai “se doar em campo como você nunca viu”. Ela compreende, além da ação durante o jogo, materiais promocionais, ações em redes sociais, filme publicitário, spot em rádio, etc.
A ação social de conscientização para doação é a segunda do gênero feita pelo Vitória. Em 2012, o clube encampou a bandeira da doação de sangue, com a campanha “Meu sangue é rubro-negro”. Nela, a camisa do time perdia a cor vermelha. O uniforme, então, ficava preto e branco. Ele só voltou a ser rubro-negro após o Vitória atingir a meta de doações estipuladas em parceria com um hemocentro.