A primeira corrida da Fórmula 1 em 2013 será realizada apenas no próximo domingo, em Melbourne, mas a temporada já começou mal para a equipe McLaren. A Vodafone, dona do title sponsor do time, avisou que este ano será o último da associação.
O contrato entre McLaren e Vodafone vai até o fim de 2013. A empresa alegou que fará uma revisão na estratégia de associação ao esporte, e que por isso não pretende sequer estabelecer negociações para renovação do vínculo.
A Vodafone patrocina a McLaren desde 2007. Inicialmente, a empresa pagava US$ 75 milhões anuais para associar a marca à escuderia. O valor atual é mantido em sigilo.
“Estamos imensamente orgulhosos por ver que estabelecemos uma série de objetivos com a Vodafone em 2007, alguns ousados, e que conseguimos cumprir e superar todos”, disse Martin Whitmarsh, diretor da McLaren, em um comunicado oficial.
Em 2008, no segundo ano da associação, o inglês Lewis Hamilton foi campeão mundial guiando uma McLaren. No fim da temporada passada, contudo, o piloto anunciou que passaria a defender a equipe Mercedes a partir de 2013.
Com mais de 50 anos de fundação, a McLaren tem 12 títulos de pilotos e oito de construtores na Fórmula 1. A equipe é uma das mais prolíficas da categoria.