Desde o início da Copa do Mundo, os torcedores têm vivido uma confusão quando se trata do nome do estádio de São Paulo. São pelo menos quatro nomes usados recorrentemente para o local, mas, para amenizar a situação, a Fifa tem reforçado aos voluntários para que usem “Arena de São Paulo”.
Esse é o nome oficial dado pela entidade durante o Mundial. Em sua comunicação, a Fifa se refere ao local por Arena de São Paulo. Nesta segunda-feira (23), os voluntários que recebiam os torcedores reforçavam o nome nos megafones. Indagados pela reportagem, afirmaram que a instrução foi reforçada.
Nem todos faziam uso da recomendação. Alguns diziam “Arena Corinthians” no megafone, para delírio de alguns torcedores do clube paulista. O sistema de som do estádio também usou o nome que é preferido pelo Corinthians.
O impasse só intensifica o problema em relação ao estádio. Vários nomes diferentes têm sido usados para distingüir o estádio durante a Copa do Mundo. O nome oficial, fora do período do Mundial, é Arena Corinthians. Boa parte da mídia tem se referido ao estádio dessa maneira, mesmo durante o torneio da Fifa. Além disso, toda a comunicação no metrô e no trem que levam os torcedores usa essa denominação.
Até quem pegou o ingresso na distribuição da Fifa se deparou com essa questão. No tíquete da Fifa, a inscrição Arena de São Paulo. No entanto, ele veio acompanhado por um folder que dava as indicações de como chegar ao local. Nessa publicação, “Arena Corinthians”.
Nas placas de trânsito em São Paulo, mais uma confusão. As indicações colocadas especialmente para a Copa do Mundo têm “Estádio Itaquera”, ou “Itaquera Stadium”, como nome da arena.
Para piorar, parte da imprensa permanece usando o apelido do local. Nesse caso, a casa da Copa do Mundo em São Paulo é o Itaquerão.