O furor em torno do armador Jeremy Lin pode ter diminuído, mas isso não diminuiu o potencial do jogador do New York Knicks, time que disputa a liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA). Segundo o site “China.org”, ele será anunciado nesta semana como o novo embaixador global da montadora Volvo.
Lin começou a jogar nos Knicks no fim do ano passado. O armador de ascendência taiwanesa é o primeiro formado em Harvard a ingressar na NBA desde 1954, e teve nos quatro jogos iniciais como titular o melhor desemprenho da história da liga.
Tudo isso gerou um fenômeno que os norte-americanos chamaram de “Linsanity’. A procura por ingressos dos jogos dos Knicks aumentou, assim como as receitas da franquia.
Além do desempenho e do perfil peculiar, Lin chamou atenção do mercado chinês. O país asiático tem grande apreço pela NBA, mas estava carente de um referencial desde o ocaso do pivô Yao Ming.
Esse cenário transformou Lin em alvo preferido de uma série de empresas. Ele recebeu uma série de propostas de marcas de material esportivo, por exemplo, mas ainda não anunciou oficialmente nenhum novo contrato.
Segundo o “China.org”, portal de notícias autorizado pelo governo chinês, a Volvo vai ser o primeiro grande anúncio da nova fase midiática de Lin. O acordo deve ser oficializado ainda nesta semana, mas valores são mantidos em sigilo.
Lin fechou acordo com a Volvo por dois anos. O negócio inclui uso comercial da imagem do armador, participação dele em campanhas de comunicação e até o uso de veículos da marca.
A China é o segundo maior mercado mundial da Volvo. A montadora cresceu 55% no país em 2011, chegando a uma venda anual de 48 mil veículos na região.
“Caráter, inteligência, perseverança e a trajetória de Lin têm sintonia perfeita com as características dos donos de Volvo”, apontou Richard Monturo, vice-presidente de marketing da montadora.