A Votorantim aumentará seus investimentos no esporte. No entanto, a verba em questão não irá para clubes ou entidades ligadas ao alto rendimento, e sim para o programa social da empresa. O intuito é ajudar a população que vive no entorno das fábricas da empresa.
Atualmente, a Votorantim gasta R$ 50 milhões anualmente em programas sociais. Desta quantia, uma porcentagem é destinada a programas relacionados diretamente ao esporte, com o foco em educação, para crianças e adolescentes.
Segundo o gerente de pesquisa e desenvolvimento Instituto Votorantim, Rafael Gioielli, os números exatos não podem ser divulgados, mas eles mudarão nos próximos anos. “Hoje, a porcentagem do investimento destinada ao esporte ainda é pequena. Mas ela será crescente”, afirmou.
A maior parte dos investimentos é feita por leis de incentivo. Novamente, a porcentagem se mantém em sigilo, mas a empresa faz uso de leis municipais, estaduais e federais, inclusive via Lei de Incentivo ao Esporte.
Para a empresa, o investimento social no esporte se difere do investimento em alto rendimento. A empresa mantém aportes no alto rendimento, mas o objetivo é outro. “Não buscamos um retorno de imagem, mas queremos o desenvolvimento das regiões onde a empresa está”, explicou Gioielli.