O sufista Gabriel Medina deve fazer sua estreia no Mundial de Surfe nesta quinta-feira, após sua primeira apresentação ser adiada pela ASP, a associação internacional da modalidade, graças às ondas altas. No Brasil, quem quiser assistir a luta do brasileiro pelo título nas praias do Havaí poderá recorrer ao YouTube, opção que o Google tem divulgado em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Desde o dia 8, o canal de vídeos do Google já faz transmissões ao vivo do torneio, o Pipe Masters. Nesse primeiro momento, aconteceu a triagem, que selecionou surfistas para a chave principal do torneio.
Para divulgar a transmissão, o Google tem usado publicidade em espaços públicos no Rio de Janeiro e em São Paulo, os chamados Out Of Home. Nas últimas semanas, a empresa já tem apostado em peso na estratégia para divulgar canais do YouTube, mas sem relação com o esporte. A empresa escolheu três nomes de maior audiência para a promoção da própria marca.
No Brasil, nenhuma emissora em televisão aberta fará a transmissão do Mundial. Quem quiser acompanhar o possível título de Medina sem a internet terá que recorrer à Espn, que tem exclusividade na transmissão, pelo menos na TV.
A aposta no esporte é uma realidade no YouTube desde 2010. Naquele ano, o site de vídeos fechou com a Liga de Críquete da Índia para testar a nova possibilidade. A ideia surgiu após o sucesso na transmissão de shows musicais, que atraem grande audiência.