Zanetti chega a acordo com a Vivo por uso indevido de imagem

Fatura da Vivo veio com imagem de Arthur Zanetti

A Vivo entrou em acordo com Arthur Zanetti, após o ginasta mover processo por dano material e dano moral contra a empresa. O processo corria na 23ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O atleta pedia R$ 110 mil por uso indevido de sua imagem.

Durante os Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, a Vivo utilizou uma foto de Zanetti em propagandas postadas nas faturas de contas enviadas a seus clientes. Nela, havia um anúncio publicitário da cobertura olímpica do SporTV, que contou com 16 canais, com a foto do ginasta, campeão olímpico em Londres 2012 e medalha de prata no Rio 2016 na prova das argolas da ginástica artística.

Sobre a peça publicitária do canal fechado, no entanto, a empresa de telefonia inseriu seu logotipo e imagens que a identificavam, vendendo pacotes da Vivo TV para o consumidor acompanhar as competições. O problema é que Zanetti, na época, possuía contrato com a Claro, concorrente da Vivo. O vínculo só foi encerrado um mês após a Olimpíada.

Zanetti recebe a prata olímpica no Rio 2016

Na petição, elaborada pelo advogado Fernando Martinez, Zanetti pedia também a proibição do uso de sua imagem ou menções a ele. Em 16 de novembro, a juíza Cristiane Amor Espin concedeu liminar ao atleta. Caso a Vivo não obedecesse, teria que arcar com multa diária de R$ 10 mil.

Outro problema com o uso da imagem de Zanetti foi o fato de a veiculação ter acontecido durante os Jogos do Rio 2016, desobedecendo a regra de quarentena olímpica estabelecida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) como forma de proteger seus parceiros oficiais.

A Claro também era uma das patrocinadoras da Olimpíada. Zanetti corria o risco de sofrer alguma sanção da entidade por conta disso. Segundo o staff do atleta, a Claro chegou a fazer reclamação ao ginasta durante o período de disputa da Olimpíada.

“Foi feito um acordo. Vai ficar bom para todo mundo”, afirmou Fernando Martinez, advogado de Zanetti, que não quis comentar sobre o valor do acordo.

Segundo a Máquina do Esporte apurou, a empresa de telefonia irá pagar algo próximo ao que havia sido pedido pelo ginasta. Procurada, a Vivo informou que “não comenta processo em andamento”, mesmo alertada pela reportagem que a ação havia sido encerrada pelas partes após chegarem a um acordo nesta quinta-feira (dia 15).

 Sem a Claro, Arthur Zanetti conta atualmente com o patrocínio de Adidas, Caixa Econômica Federal e Via Farma. 

Sair da versão mobile