A menos de 50 dias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Comitê Olímpico Internacional (COI) lançou, nesta terça-feira (11), uma campanha para inspirar e encorajar as pessoas a praticarem atividades físicas e, assim, promoverem uma melhor saúde física e mental. Batizada de “Let’s Move and Celebrate” (“Vamos nos mexer e celebrar”, em tradução livre), a iniciativa conta com a parceria da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“O COI convida todos a participar da diversão do esporte e a mostrar seu apoio aos atletas nos Jogos Olímpicos, criando ou recriando os movimentos icônicos de celebração dos atletas. Dos passos de dança e homenagens às poses icônicas e aos movimentos esportivos simples, os fãs devem se movimentar à sua maneira e, em seguida, fazer o upload de seus movimentos e compartilhá-los com o mundo nas plataformas de mídia social, marcando @Olympics e #LetsMove”, explicou a entidade.
A campanha é uma espécie de continuação da iniciativa “Let’s Move” (“Vamos nos mexer”, em tradução livre), criada há exatamente um ano, com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos e a adoção de um estilo de vida mais saudável. A campanha foi liderada por atletas olímpicos e também contou com a colaboração da OMS.
“Atletas de diversas partes do mundo e de diferentes origens estão se preparando para competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os atletas nos Jogos inspirarão e motivarão pessoas em todo o mundo a incorporarem mais movimento em suas vidas, tornando-as mais saudáveis, melhores e mais alegres. Estamos muito gratos por mais uma vez poder colaborar com a OMS nesta campanha tão importante”, destacou Thomas Bach, presidente do COI.
“Os Jogos Olímpicos são uma exibição dos mais destacados atletas do mundo, mostrando do que o corpo humano é capaz. Mas você não precisa ser um atleta olímpico para ser ativo. A OMS tem o prazer de renovar sua parceria com o COI por meio da campanha Let’s Move, com o objetivo de inspirar pessoas de todas as idades a serem mais ativas fisicamente e a manterem uma vida saudável”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.
Assim como há um ano, atletas de renome mundial, como a ginasta Noemi Romero (Espanha), o jogador de rugby Eduardo Lopez (Espanha), o triatleta Alistair Brownlee (Grã-Bretanha) e a ex-esquiadora Lindsey Vonn (EUA), são apoiadores da campanha. No Brasil, a skatista Rayssa Leal também é uma das apoiadoras, além de outros atletas.
Número alarmante
Um dos principais motivos para a campanha é um estudo da OMS, que mostra que 81% dos adolescentes não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde, sendo as meninas ainda menos ativas que os meninos.
De acordo com a entidade, a atividade física diária melhora o bem-estar mental e a saúde física, e as pessoas geralmente têm maior probabilidade de manter rotinas consistentes de exercícios quando as atividades são agradáveis e acessíveis.
“É por isso que, neste verão, o Movimento Olímpico está se unindo e convidando todos a viverem a alegria do esporte, algo que é sintetizado pela comemoração do atleta, um momento icônico e que faz parte dos Jogos Olímpicos. Seja uma dança triunfal após um gol, uma pose icônica ao cruzar a linha de chegada, uma troca de emoções genuínas com os colegas de equipe, ou a participação dos fãs nas arquibancadas, esses momentos de alegria capturam o espírito único do maior evento esportivo do mundo”, enfatizou o COI.
Dia Olímpico
Let’s Move and Celebrate também é o tema do Dia Olímpico deste ano. Criado em 1948, o Dia Olímpico é uma celebração mundial do esporte e da atividade física que acontece anualmente em 23 de junho, em memória da fundação do COI em 1894 (marco do surgimento dos Jogos Olímpicos Modernos).
Neste ano, a data contará com mais de 110 Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs, na sigla em inglês) em todos os cantos do mundo, juntamente dos anfitriões olímpicos e o Movimento Olímpico como um todo, que realizarão eventos de participação em massa e ativações digitais, oferecendo uma oportunidade para que todos se movimentem juntos.
Alguns patrocinadores do COI também farão algum tipo de ação. A Samsung, por exemplo, lançará um desafio de passos no Samsung Health para o Dia Olímpico, incentivando os usuários a avançarem juntos como parte do aquecimento para Paris 2024.
Já a Intel apresentará o Let’s Move como parte de uma experiência na plataforma de inteligência artificial (IA) da marca. Em colaboração com a própria Samsung, haverá uma ativação imersiva para os fãs que promete levar os fãs em uma jornada para se tornarem atletas olímpicos. Realizada no Stade de France, a experiência utilizará IA e visão computacional para analisar treinos atléticos e vincular o perfil de cada participante a um esporte olímpico específico.