A Atos, patrocinadora do Comitê Olímpico Internacional (COI), inaugurou o Centro de Operações Tecnológicas (TOC, na sigla em inglês) para os Jogos de Paris 2024, com a presença de Nourdine Bihmane (CEO da Tech Foundations) e Tony Estanguet (presidente do Comitê Organizador de Paris 2024).
Com 610m², o TOC será o centro de controle e comando de tecnologia que supervisionará todas as 63 competições olímpicas e paralímpicas, além das instalações não competitivas. Como parceiro global de tecnologia da informação (TI) e principal integrador do segmento do COI, a Atos gerenciará as operações de TI do local, coordenando mais de 2 mil especialistas e operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante toda a competição.
Após três anos de colaboração remota, os 15 parceiros tecnológicos do grupo trabalharão juntos no local. A Atos aproveitará o TOC para coordenar 140 gerentes de TI em todos os locais operacionais dos Jogos de Paris 2024.
Resultados
O centro terá ampla gama de equipamentos tecnológicos para apoiar o funcionamento das competições e a divulgação dos resultados. A Atos também fornecerá suporte aos 60 gerentes de resultados, responsáveis por coletar e publicar corretamente os dados de desempenho e estatísticas no Olympic Diffusion System (ODS, na sigla em inglês), sistema que revela em tempo real os resultados das 50 modalidades.
A Atos anunciará esses dados em até 0,35 segundos, inclusive antes de serem transmitidos nos sites dos Jogos e outros meios de comunicação, estando disponíveis para visualização em todos os dispositivos, incluindo desktops, smartphones e tablets.
O TOC é um dos três centros tecnológicos dedicados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ao lado da Central de Operações Tecnológicas, em Barcelona, na Espanha, e do Laboratório de Testes de Integração, em Madri, também em solo espanhol.
Testes
Até setembro de 2023, os eventos-testes realizados para 18 modalidades em 11 locais de competição ajudaram as equipes do Centro Tecnológico em Paris e da Central em Barcelona a avaliarem os sistemas e aplicações em tempo real. Até julho de 2024, mais de 250 mil horas de testes terão sido realizadas.
“A abertura do Centro de Operações Tecnológicas, o centro de TI dos Jogos de Paris 2024, é um marco importante no sprint final realizado pela Atos para entregar um ambiente mais conectado e Jogos tecnologicamente avançados para atletas, esportes, federações, mídia e público em geral”, disse Bruno Marie-Rose, diretor de informação e tecnologia dos Jogos de Paris 2024.
A Atos está envolvida com o Movimento Olímpico desde Barcelona 1992 e com o Movimento Paralímpico desde Pequim 2008. A empresa também é parceira oficial de tecnologia digital do Comitê Olímpico Europeu para as edições de 2023 e 2027 dos Jogos Europeus.