Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 não contam com a exposição de marcas durante as disputas das partidas. Por isso, a competição busca outras formas de ativar seus patrocinadores. O Comitê Olímpico Internacional (COI) tem apostado em inserções durante as cerimônias do evento para exaltar seus parceiros.
Diferente de outras grandes competições esportivas, as Olimpíadas não expõem seus patrocinadores em suas áreas de competição. Nenhum local de jogo é cercado por placas de publicidade.
Paris 2024, então, tem inserido as marcas em outros espaços e situações. A Samsung, por exemplo, fornece os celulares que os medalhistas tiram fotos após receberem suas medalhas. O smartphone Galaxy Z Flip6 foi distribuído para todos os atletas dos Jogos, além de outros membros da família olímpica, como membros de comissão técnica e dirigentes.
A Coca-Cola também foi ativada de maneira semelhante. A empresa teve a Smartwater, sua marca de água, exposta durante a cerimônia de abertura, com garrafas douradas distribuídas aos atletas.
Nos locais de competição, apenas os cartões da Visa são aceitos, enquanto a Toyota tem seus veículos utilizados para transportar os participantes dos Jogos.
Propaganda subliminar
A estratégia se estende para outros níveis de patrocinadores. A LVMH, parceira do Comitê Organizador de Paris 2024, por exemplo, apareceu em algumas cenas da cerimônia de abertura com a Louis Vuitton, uma de suas marcas de bens de luxo.
Esse tipo de publicidade é um dos focos do COI. Em entrevista ao site SportsPro Media, Anne-Sophie Voumard, diretora geral de serviços de televisão e marketing do comitê, apontou que a entidade deve seguir com a ideia para as próximas edições dos Jogos.
“Isso é algo que claramente quero levar adiante e continuar trabalhando com todos os nossos parceiros para encontrar a melhor maneira de realizar. Talvez seja mais óbvio com os parceiros que têm um produto finalizado, e temos que ser criativos para os outros parceiros. Mas essa é certamente a maneira como eu quero seguir adiante”, disse.
No total, o COI acumula 16 patrocinadores: AB InBev, Airbnb, Alibaba, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Mengniu, Omega, Panasonic, Procter & Gamble, Samsung, Toyota e Visa. Paris 2024 ainda conta com outros 21 patrocinadores domésticos.