Kantar Ibope: Com Paris 2024, publicidade esportiva na TV cresce 37% no 1º semestre

Rebeca Andrade conquistou quatro medalhas em Paris 2024 e se tornou a maior medalhista da história do país em Olimpíadas - Reprodução / COB

A Kantar Ibope Media divulgou a edição de agosto do Data Stories, em que mostra que os Jogos Olímpicos de Paris 2024 fomentaram o crescimento de 37% nos gastos com publicidade em conteúdos esportivos durante o primeiro semestre de 2024, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Segundo o instituto de pesquisa, as empresas haviam desembolsado R$ 535 milhões no setor nos seis primeiros meses de 2023. Já neste ano, o montante chegou a R$ 735 milhões às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que foram disputados de 26 de julho a 11 de agosto.

De fato, as Olimpíadas impulsionaram a audiência do esporte durante esse período. De acordo com a Kantar Ibope, há um aumento de 20% no volume de fãs nos anos em que são disputados os Jogos. E algumas modalidades, nas quais o Brasil cumpriu boas campanhas, com a conquista de medalhas, aproveitaram essa onda para terem um volume maior de crescimento em popularidade.

Alguns exemplos foram ginástica artística, vôlei de praia, judô e surfe, que comprovaram a máxima de que, fora o futebol, o brasileiro não gosta de esporte, gosta mesmo é de ganhar.

Esportes

A modalidade esportiva que mais se destacou para o público foi a ginástica artística: 61% dos brasileiros declararam ser fãs do esporte. Houve um aumento de 160% na base de fãs desde março de 2015.

Prova do maior interesse está na consagração de Rebeca Andrade como a maior medalhista olímpica da história do Brasil, com 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze.

A audiência da final do solo feminino, na qual a brasileira derrotou Simone Biles, e a cerimônia de premiação, quando as rivais norte-americanas reverenciaram Rebeca, foi acompanhada na TV linear por todos os grupos etários e gêneros. A maior predominância veio do público acima de 35 anos (81%) e entre as mulheres (56%).

Outro destaque foi o vôlei de praia, em que Ana Patrícia e Duda recolocaram o Brasil no alto do pódio olímpico após 28 anos. Um total de 60% dos brasileiros disseram ser fãs da modalidade, o que representa um aumento de 182% desde setembro de 2013.

Já o surfe foi destacado por 45% da torcida na pesquisa. O crescimento do interesse na modalidade foi de 272% desde setembro de 2013, quando o esporte nem era olímpico.

O judô, no qual os brasileiros ganharam 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes, conquistou 44% de fãs. Isso representou um incremento de 151% na base de fãs da modalidade dos tatames, quando comparado a setembro de 2017.

Atletas

Durante as transmissões dos Jogos de Paris, pelo menos 27 atletas dobraram seu alcance digital. A judoca Beatriz Souza foi o maior exemplo desse crescimento. A medalhista de ouro em Paris iniciou a competição com 14,5 mil seguidores nas redes sociais. Entre 5 de julho e 12 de agosto, esse número saltou para 3,4 milhões, um ganho de 23.000%.

A dupla feminina vencedora do vôlei de praia também aproveitou essa onda. Ana Patrícia apresentou alta de 910% nas mídias, pulando de 63 mil fãs para 579 mil. A parceira Duda Lisboa, por sua vez, teve ascensão de 410%, passando de 104 mil para 530 mil fãs.

Segundo a Kantar Ibope, “esse crescimento de popularidade demonstra como a TV e as plataformas de vídeo on-line são capazes de influenciar ativamente o comportamento da audiência em todas as mídias e transformar a forma como consumimos conteúdo”.

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