EXCLUSIVO: CPB lidera alcance digital dedicado exclusivamente ao conteúdo paralímpico

CPB lidera alcance digital dedicado exclusivamente ao conteúdo paralímpico - Marcello Zambrana / CPB

A 100 dias para o início dos Jogos de Paris, o Ibope Repucom atualizou o Ranking Digital de Comitês Nacionais Paralímpicos. No levantamento, que traz o alcance digital dos 25 comitês nacionais com o maior acumulado de medalhas em Paralimpíadas, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) aparece com o maior alcance digital dedicado exclusivamente ao conteúdo paralímpico.

Os cinco comitês com mais inscritos (no acumulado) entre suas plataformas digitais são: 1º Estados Unidos com 10 milhões de inscrições, 2º Brasil (1 milhão), 3ª Grã-Bretanha (572 mil), 4º África do Sul (240 mil) e 5º Austrália (165 mil).

“O resultado desta pesquisa da equipe do Ibope Repucom reafirma o trabalho que realizamos, bem como comprova a importância dos nossos resultados nas quadras pelo Brasil e pelo mundo e a maneira como os comunicamos para o grande público”, comentou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Em valores absolutos, os 25 comitês considerados somam 13,3 milhões de inscritos nas cinco plataformas digitais analisadas (Facebook, X, Instagram, YouTube e TikTok).

Ranking Digital de Comitês Nacionais Paralímpicos – Divulgação / Ibope Repucom

Brasil lidera

O Comitê dos Estados Unidos, que ocupa a primeira colocação no Ranking Digital de Comitês Nacionais Paralímpicos, não possui contas dedicadas ao esporte paralímpico, tendo suas publicações divididas entre olímpico e paralímpico.

Com isso, é possível afirmar que o Brasil, por meio do CPB, possui o maior alcance digital dedicado exclusivamente ao conteúdo paralímpico entre os 25 comitês com mais medalhas na história dos Jogos.

“A presença do Comitê Paralímpico Brasileiro no pódio do ranking digital global reflete a consolidação do interesse pelo esporte paralímpico no país. Confirma também a posição do CPB ao formar a maior comunidade de seguidores de conteúdo dedicado ao tema”, disse Danilo Amâncio, coordenador de marketing do Ibope Repucom.

“Essa posição traz benefícios significativos para o ambiente de negócios, especialmente para os patrocinadores. Ao associarem suas marcas aos valores de superação e inclusão, tornam-se parceiros na construção de um legado duradouro de excelência e igualdade no esporte paralímpico nacional”, acrescentou.

O CPB também se destaca com as maiores páginas nas mídias sociais dedicadas às modalidades paralímpicas. O comitê brasileiro arrecadou aproximadamente 240 mil novas inscrições durante o período, sendo cerca de 109 mil vindas do TikTok e 82 mil no seu Instagram.

Além disso, atingiu a marca de 1 milhão de inscrições em suas plataformas, um avanço de 30% em relação a 2021 (o maior crescimento entre os três maiores comitês paralímpicos), e se manteve como potência global em alcance digital entre os maiores comitês da modalidade.

Crescimentos

O Comitê dos EUA, embora não conte com contas exclusivas ao conteúdo paralímpico, apresentou um saldo de 1,6 milhão de novas inscrições desde junho de 2021. O “Team USA” concentrou 57% dos novos seguidores em seu perfil no TikTok, que somou sozinho quase 1 milhão de novos inscritos. 

O Comitê Olímpico/Paralímpico da Holanda acumulou mais 190 mil novas adesões em seus perfis oficiais e obteve o segundo maior resultado do Instagram ao somar mais de 140 mil novas inscrições, ou 73% de todo o seu desempenho.

O Comitê Olímpico/Paralímpico Sul-Africano ganhou três posições e figura no quinto lugar do ranking geral. A África do Sul somou mais de 155 mil novas inscrições, um crescimento de 185% em toda a sua base digital nos últimos anos. O “Team SA” obteve seu maior resultado no Facebook, no qual obteve 94 mil novas adesões.

O Copame (Comitê Paralímpico Mexicano), que em 2021 ocupava a 17ª colocação no ranking, subiu dez posições e agora figura no 7° lugar. O país obteve o quinto melhor desempenho de 2024 e foi o que mais desenvolveu sua base digital entre todos os 25 comitês analisados. A entidade viu o volume de inscrições saltar 600% no período, especialmente em sua conta no Facebook, que representou 85% de seu crescimento nos últimos anos.

Sul-Americanos

O Comitê Paralímpico Brasileiro é o único representante sul-americano entre os 25 maiores medalhistas no quadro geral de medalhas e no ranking de alcance digital. Na comparação com os demais comitês paralímpicos da região, nota-se grande contraste no volume de seguidores do Brasil para os demais mercados.

Colômbia, Chile, Peru e Argentina completam os cinco países com mais seguidores de seus respectivos comitês paralímpicos.

Brasil domina ranking de alcance digital entre os comitês paralímpicos sul-americanos – Divulgação / Ibope Repucom
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