Funerária Ossel mira atletas olímpicos para ganhar “carinho” do público

Atletas do time olímpico da Ossel posam ao lado de Karyn Paiva, gerente de marketing esportivo da empresa - Divulgação

Fundada há 36 anos no município paulista de Sorocaba, a Ossel conseguiu consolidar-se e crescer, com o passar dos anos, no segmento de assistência funerária, com forte presença não apenas em sua cidade de origem, como também na região do ABC, na Grande São Paulo.

Quem acessa o site da empresa logo se depara com informações sobre planos funerários, mas também com outros serviços oferecidos pela empresa, como descontos em clínicas, estabelecimentos de cultura e lazer ou mesmo telemedicina, que atende até animais de estimação.

Muitos não sabem, porém, que a Ossel possui uma forte presença na área do patrocínio esportivo. Sua atuação nesse segmento não é nova, mas passa atualmente por um processo de intensa profissionalização.

Para se ter uma ideia, a empresa já tem cinco atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: os boxeadores Abner Teixeira, Luiz Gabriel Oliveira (o Bolinha) e Wanderley Holyfield, a lutadora de taekwondo Caroline Santos e o judoca Daniel Cargnin.

Em entrevista à Máquina do Esporte, a ex-jogadora de vôlei Karyn Paiva, gerente de marketing esportivo da Ossel Assistência, explicou quais são as estratégias da empresa na área e como tem sido o trabalho de profissionalização desse tipo de investimento.

Do São Bento de Sorocaba aos Jogos Olímpicos de Paris

Tradicional clube do interior paulista, o São Bento, de Sorocaba, revelou alguns importantes jogadores do futebol brasileiro, como os zagueiros Luís Pereira (que brilhou no Palmeiras e no Atlético de Madrid) e Marinho Peres (ídolo do Santos e do Internacional), além do ponta-esquerda Paraná (que se destacou no São Paulo).

Foi no clube azul e branco que se iniciou a trajetória esportiva da Ossel. Karyn explicou que, à época, o investimento não buscava qualquer retorno comercial.

“Seu Arany Marchetti, fundador da empresa, sempre gostou muito de esporte e era torcedor do São Bento. Logo que o negócio começou a crescer, ele resolveu iniciar esse incentivo, mais por questão de gosto mesmo”, disse.

Segundo a gerente, embora não fosse movido por objetivos mercadológicos, o patrocínio ao esporte de Sorocaba acabou por render bons resultados à Ossel no plano local.

“Vou bastante para Sorocaba e hoje entendo que ele [Arany] acertou, porque o carinho dos moradores pela marca é muito grande, pois a empresa apoia algo que a cidade tanto gosta”, contou.

A profissionalização do patrocínio esportivo da Ossel teve um salto com a chegada de Luciana Patara ao cargo de diretora de marketing da empresa. Ela foi a responsável por trazer Karyn para atuar nessa área.

“Quando cheguei à Ossel, em 2023, descobrir que ela tinha um orçamento de R$ 1,3 milhão para patrocínios esportivos. Levei um choque, pois sabia que, com aquela quantia, daria para fazer muita coisa”, afirmou.

Para este ano, a verba disponível para a empresa investir em patrocínios no esporte totaliza R$ 1,5 milhão. O primeiro passo adotado por Karyn foi criar um perfil no Instagram exclusivo para divulgar as ações da Ossel na área esportiva. Não é raro que ela própria participe da produção de conteúdos relacionados a esse tema.

Mas a gerente queria ir além. No planejamento apresentado à diretoria, em outubro do ano passado, Karyn sugeriu que fosse feito um investimento para que ela e o fotógrafo da empresa pudessem ir até a França produzir conteúdos relacionados aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Em um primeiro momento, a ideia pareceu agradar ao presidente da Ossel, Cesar Andre Marchetti, mas ele não disse nem que sim, nem que não. Depois, em uma segunda conversa, o executivo explicou que havia gostado da sugestão, embora acreditasse que o investimento faria mais sentido caso a empresa patrocinasse atletas que disputarão os jogos.

“Naquela hora, minhas pernas ficaram bambas. Fui esportista e sei o quanto o patrocínio é importante para um atleta”, lembrou-se Karyn.

E foi assim que a Ossel foi parar nos Jogos Olímpicos de Paris.

Primeiros contatos

Autorizada a investir em patrocínios olímpicos, Karyn viu-se diante de um desafio, já que, apesar de haver jogado vôlei profissionalmente (atuou ao lado de Ana Moser e foi treinada por José Roberto Guimarães em clubes, chegando a ser convocada para a seleção brasileira), ela estava há algum tempo afastada desse universo do alto rendimento.

Foi então que, em uma viagem a Sorocaba, ela ouviu falar do boxeador Abner Teixeira (medalhista de bronze em Tóquio 2020), que, apesar de ter nascido em Osasco, na Grande São Paulo, começou a treinar em um projeto social na cidade do interior.

Karyn resolveu, então, enviar uma mensagem ao atleta, pelo Instagram, para iniciar a conversa sobre o eventual patrocínio.

“Por incrível que pareça, ele me respondeu no mesmo segundo. Como ele é de Sorocaba, disse que já conhecia a Ossel e que era até cliente do nosso plano”, recordou-se.

Foi a partir dessa mensagem que o time olímpico da Ossel começou a ser formado. E Abner (que trouxe consigo Bolinha, pois ambos tinham o mesmo empresário) não foi a única estrela olímpica da companhia a ser contactada via Instagram. Este foi o caminho que levou o ginasta Arthur Zanetti, ouro nas argolas em Londres 2012, até a empresa.

Outros patrocínios

Atualmente, além dos atletas já citados, a Ossel patrocina os seguintes nomes: Vitória Rosa (atletismo), Juliana Campos (atletismo – salto com vara), Nathália Sene (natação), Ryan Maccar (futebol de base) e Nicolas Zanellat (tênis).   

“Já tenho atletas de Olímpiadas de Inverno [que serão disputadas em 2026] me procurando”, afirmou Karyn, que diz receber, em média, pelo menos quatro pedidos de parceria esportiva por semana.

A Ossel também é patrocinadora de clubes e entidades esportivas como São Bento e Santo André, no futebol profissional; LSB, no basquete; Juvenis do Tennis (várzea de Mauá); e Associação Beach Tennis Sorocaba (ABTS).

Por enquanto, a empresa tem procurado concentrar seus investimentos esportivos em áreas geográficas nas quais possui uma presença de mercado mais forte (especialmente Grande ABC e Região Metropolitana de Sorocaba). Isso inclui não apenas as parcerias com atletas e clubes, mas também o patrocínio ou a promoção de eventos, caso da Ossel Run, realizada em Santo André, no fim do mês passado.

“A interação dos participantes foi tão grande que, em menos de duas horas, estouramos o limite de stories no Instagram”, destacou Karyn.

“Nosso objetivo, com esses investimentos, é deixar claro que a Ossel, que é uma empresa do setor funerário, pode ajudar muito em vida também”, finalizou.

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