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Funerária Ossel mira atletas olímpicos para ganhar “carinho” do público

Em entrevista à Máquina do Esporte, gerente de marketing esportivo da empresa explicou as estratégias que movem os investimentos nessa área

Atletas do time olímpico da Ossel posam ao lado de Karyn Paiva, gerente de marketing esportivo da empresa - Divulgação

Fundada há 36 anos no município paulista de Sorocaba, a Ossel conseguiu consolidar-se e crescer, com o passar dos anos, no segmento de assistência funerária, com forte presença não apenas em sua cidade de origem, como também na região do ABC, na Grande São Paulo.

Quem acessa o site da empresa logo se depara com informações sobre planos funerários, mas também com outros serviços oferecidos pela empresa, como descontos em clínicas, estabelecimentos de cultura e lazer ou mesmo telemedicina, que atende até animais de estimação.

Muitos não sabem, porém, que a Ossel possui uma forte presença na área do patrocínio esportivo. Sua atuação nesse segmento não é nova, mas passa atualmente por um processo de intensa profissionalização.

Para se ter uma ideia, a empresa já tem cinco atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: os boxeadores Abner Teixeira, Luiz Gabriel Oliveira (o Bolinha) e Wanderley Holyfield, a lutadora de taekwondo Caroline Santos e o judoca Daniel Cargnin.

Em entrevista à Máquina do Esporte, a ex-jogadora de vôlei Karyn Paiva, gerente de marketing esportivo da Ossel Assistência, explicou quais são as estratégias da empresa na área e como tem sido o trabalho de profissionalização desse tipo de investimento.

Do São Bento de Sorocaba aos Jogos Olímpicos de Paris

Tradicional clube do interior paulista, o São Bento, de Sorocaba, revelou alguns importantes jogadores do futebol brasileiro, como os zagueiros Luís Pereira (que brilhou no Palmeiras e no Atlético de Madrid) e Marinho Peres (ídolo do Santos e do Internacional), além do ponta-esquerda Paraná (que se destacou no São Paulo).

Foi no clube azul e branco que se iniciou a trajetória esportiva da Ossel. Karyn explicou que, à época, o investimento não buscava qualquer retorno comercial.

“Seu Arany Marchetti, fundador da empresa, sempre gostou muito de esporte e era torcedor do São Bento. Logo que o negócio começou a crescer, ele resolveu iniciar esse incentivo, mais por questão de gosto mesmo”, disse.

Segundo a gerente, embora não fosse movido por objetivos mercadológicos, o patrocínio ao esporte de Sorocaba acabou por render bons resultados à Ossel no plano local.

“Vou bastante para Sorocaba e hoje entendo que ele [Arany] acertou, porque o carinho dos moradores pela marca é muito grande, pois a empresa apoia algo que a cidade tanto gosta”, contou.

A profissionalização do patrocínio esportivo da Ossel teve um salto com a chegada de Luciana Patara ao cargo de diretora de marketing da empresa. Ela foi a responsável por trazer Karyn para atuar nessa área.

“Quando cheguei à Ossel, em 2023, descobrir que ela tinha um orçamento de R$ 1,3 milhão para patrocínios esportivos. Levei um choque, pois sabia que, com aquela quantia, daria para fazer muita coisa”, afirmou.

Para este ano, a verba disponível para a empresa investir em patrocínios no esporte totaliza R$ 1,5 milhão. O primeiro passo adotado por Karyn foi criar um perfil no Instagram exclusivo para divulgar as ações da Ossel na área esportiva. Não é raro que ela própria participe da produção de conteúdos relacionados a esse tema.

Mas a gerente queria ir além. No planejamento apresentado à diretoria, em outubro do ano passado, Karyn sugeriu que fosse feito um investimento para que ela e o fotógrafo da empresa pudessem ir até a França produzir conteúdos relacionados aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Em um primeiro momento, a ideia pareceu agradar ao presidente da Ossel, Cesar Andre Marchetti, mas ele não disse nem que sim, nem que não. Depois, em uma segunda conversa, o executivo explicou que havia gostado da sugestão, embora acreditasse que o investimento faria mais sentido caso a empresa patrocinasse atletas que disputarão os jogos.

“Naquela hora, minhas pernas ficaram bambas. Fui esportista e sei o quanto o patrocínio é importante para um atleta”, lembrou-se Karyn.

E foi assim que a Ossel foi parar nos Jogos Olímpicos de Paris.

Primeiros contatos

Autorizada a investir em patrocínios olímpicos, Karyn viu-se diante de um desafio, já que, apesar de haver jogado vôlei profissionalmente (atuou ao lado de Ana Moser e foi treinada por José Roberto Guimarães em clubes, chegando a ser convocada para a seleção brasileira), ela estava há algum tempo afastada desse universo do alto rendimento.

Foi então que, em uma viagem a Sorocaba, ela ouviu falar do boxeador Abner Teixeira (medalhista de bronze em Tóquio 2020), que, apesar de ter nascido em Osasco, na Grande São Paulo, começou a treinar em um projeto social na cidade do interior.

Karyn resolveu, então, enviar uma mensagem ao atleta, pelo Instagram, para iniciar a conversa sobre o eventual patrocínio.

“Por incrível que pareça, ele me respondeu no mesmo segundo. Como ele é de Sorocaba, disse que já conhecia a Ossel e que era até cliente do nosso plano”, recordou-se.

Foi a partir dessa mensagem que o time olímpico da Ossel começou a ser formado. E Abner (que trouxe consigo Bolinha, pois ambos tinham o mesmo empresário) não foi a única estrela olímpica da companhia a ser contactada via Instagram. Este foi o caminho que levou o ginasta Arthur Zanetti, ouro nas argolas em Londres 2012, até a empresa.

Outros patrocínios

Atualmente, além dos atletas já citados, a Ossel patrocina os seguintes nomes: Vitória Rosa (atletismo), Juliana Campos (atletismo – salto com vara), Nathália Sene (natação), Ryan Maccar (futebol de base) e Nicolas Zanellat (tênis).   

“Já tenho atletas de Olímpiadas de Inverno [que serão disputadas em 2026] me procurando”, afirmou Karyn, que diz receber, em média, pelo menos quatro pedidos de parceria esportiva por semana.

A Ossel também é patrocinadora de clubes e entidades esportivas como São Bento e Santo André, no futebol profissional; LSB, no basquete; Juvenis do Tennis (várzea de Mauá); e Associação Beach Tennis Sorocaba (ABTS).

Por enquanto, a empresa tem procurado concentrar seus investimentos esportivos em áreas geográficas nas quais possui uma presença de mercado mais forte (especialmente Grande ABC e Região Metropolitana de Sorocaba). Isso inclui não apenas as parcerias com atletas e clubes, mas também o patrocínio ou a promoção de eventos, caso da Ossel Run, realizada em Santo André, no fim do mês passado.

“A interação dos participantes foi tão grande que, em menos de duas horas, estouramos o limite de stories no Instagram”, destacou Karyn.

“Nosso objetivo, com esses investimentos, é deixar claro que a Ossel, que é uma empresa do setor funerário, pode ajudar muito em vida também”, finalizou.