“Veterana”, Coca-Cola ouve atletas e foca sustentabilidade em Paris 2024

Coca-Cola com sabor original tem sido comercializada em embalagens de vidro em Paris 2024 - Reprodução / SportBusiness.Club

Você sabe qual é o patrocinador mais antigo dos Jogos Olímpicos? Sim, é a Coca-Cola. Neste ano, em Paris, a multinacional norte-americana completa 96 anos ao lado do Comitê Olímpico Internacional (COI) e, portanto, chegará a um século de patrocínio ao principal evento do esporte mundial “em casa”, nos Jogos de Los Angeles 2028.

Dessa forma, como maior “veterana” olímpica, a Coca-Cola decidiu que precisa dar o exemplo e revelou que está fazendo “um esforço concentrado” para lidar com as preocupações de atletas e ex-atletas com relação à poluição plástica, ou seja, com a venda de plásticos descartáveis nos grandes eventos. Isso dentro de uma competição esportiva, os Jogos de Paris 2024, que se programou para ser “a mais verde” de todos os tempos, com, por exemplo, 95% de locais temporários ou já existentes para as disputas.

“Nós [entendemos as preocupações deles]. E acho que é por isso que tomamos essas medidas nestes Jogos e tomaremos nos próximos Jogos, tentando ser o mais neutro possível a esse respeito”, afirmou Brad Ross, vice-presidente de marketing e parcerias globais de esportes e entretenimento da Coca-Cola, em entrevista ao site britânico SportsPro Media.

Entenda o caso

Antes do início de Paris 2024, mais de 100 atletas e ex-atletas, sendo 22 que estão competindo na capital francesa, assinaram uma carta, a qual foi enviada aos executivos-chefes da Coca-Cola e da Pepsico, pedindo que as duas empresas utilizem o patrocínio aos grandes eventos para promover produtos reutilizáveis.

Ao destacar que as duas rivais estão entre as empresas mais poluidoras do mundo, a carta chamou a atenção para o fato de que Paris 2024 seria uma ótima oportunidade de “desencadear uma mudança radical” na forma como os consumidores entendem as embalagens e “acender a tocha da reutilização”.

Nos Jogos Olímpicos deste ano, a Coca-Cola está ativando seu patrocínio com a própria marca de refrigerantes, mas também com Smartwater (água), Powerade (isotônico) e Fuze Tea (chá gelado). E disse que está “levando a sério” as questões levantadas pelos atletas.   

Embora garrafas plásticas ainda estejam sendo vendidas em Paris 2024, a multinacional enfatizou, em um anúncio oficial feito em abril, que forneceria opções de embalagem em Paris “para ajudar a minimizar o desperdício e reduzir as emissões de carbono”.

Além disso, também instalou bebedouros e está vendendo garrafas de vidro retornáveis ​​e garrafas feitas com materiais recicláveis. Na Casa Brasil, por exemplo, a Coca-Cola com sabor original que está sendo comercializada para o público e também as que estão sendo distribuídas na área vip são em embalagens de vidro.

“As ofertas que estamos colocando na mesa, a ‘reciclabilidade’ que colocamos junto com todas as nossas embalagens e, então, as garrafas que serão reutilizadas. Realmente fizemos um esforço concentrado para ouvir e agir sobre algumas dessas preocupações e continuaremos trabalhando nisso e melhorando à medida que avançamos”, ressaltou Brad Ross.

Vale lembrar que, quando o assunto é comida e bebida, Paris 2024 prometeu uma redução de 50% em plásticos de uso único e a reutilização de todos os equipamentos e infraestrutura de bufê após os Jogos. Além disso, os espectadores também foram autorizados a levar garrafas reutilizáveis ​​para os locais de competição, o que é uma exceção às regulamentações francesas.

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